segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Leitura- Do outro lado -Katsuo Kirino


Gosto muito da literatura japonesa pois foge totalmente de nosso padrão ocidental. Autores como Yukio Mishima - Cores proibidas e A Casa das Belas Adormecidas -Yasunari Kawabata nos transportam para visões de mundo e culturas diferentes da nossa e nos trazem uma leitura da vida algumas vezes trágicas e outras de rara beleza.

Este é o caso de Katsuo que nos traz através de um romance policial muito bem escrito uma visão atual da sociedade japonesa em sua classe baixa. Uma solidão e falta de perspectiva ( tão comum em nossa sociedade capitalista) compartilhada por todos na condução de suas vidas cotidianas e que as vezes nos levam a embracar em algumas estradas que pensamos redentora




Resenha

Natsuo Kirino nasceu em 1951 e rapidamente se estabeleceu no Japão como um exemplo do tipo de escrita raro, cujos livros se situam muito para lá da categoria de «policiais». É uma autora prolixa, comparada a Murakami, que está a ser descoberta no ocidente através das traduções, e que é muito conceituada no seu país, onde é um absoluto best seller. Na história da literatura japonesa, nada nos prepara para o misterioso realismo tenso de Out, que arrasou a cena literária japonesa e projecta, agora, a sua sombra escura e violenta sobre nós.



De meia-noite às cinco e meia, sem intervalo, Yayoi, Masako, Yoshie, Kuniko e seus colegas permanecem ao lado da esteira transportadora, embalando quentinhas. Apesar de oferecer bom salário para meio-expediente, o serviço na fábrica de refeições de comida pronta é desgastante. Entre o trabalho mecânico da madrugada e os afazeres domésticos da manhã seguinte, as quatro operárias japonesas viveriam o repetitivo e extenuante cotidiano da mulher contemporânea até que um trágico assassinato mudasse suas vidas para sempre.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...