terça-feira, 30 de março de 2010

Leitura - Estrela Distante


Mais um livro de Roberto Bolano em minha conta . O outro Detetives Selvagens uma das minhas melhores leituras dos ultimos tempos. Este agora Estrela Distante . Dentro da mesma linha de estilo do escritor vemos a descrição do protagonista mas pelo olhar dos outros dai, visões distorcidas as vezes incompreensiveis mas multifacetadas. Mas o que não somos senão visões dos outros?
Estorias fantasticas de personagens muito humanos.Brilhante


Resenha:Alberto Ruiz-Tagle é um jovem poeta esquivo e sedutor que frequenta, nos primeiros anos da década de 1970, as oficinas literárias da Universidade de Concepción, no Chile. Com o golpe militar que se abate sobre o país em 1973, ele some de circulação, como praticamente todos os participantes das oficinas. Logo após o golpe, surge espetacularmente nos céus do Chile um audacioso aviador, Carlos Wieder, que escreve no ar versículos bíblicos e estranhos poemas. O narrador de Estrela distante, ele próprio um poeta iniciante, demora pouco para perceber que Ruiz-Tagle e Wieder são a mesma pessoa.


Intrigado pelas múltiplas facetas desse estranho personagem, o narrador tenta seguir seu rastro e acaba por descobrir ao longo dos anos, e em vários países, sinais do envolvimento do poeta-aviador com os mais sórdidos aspectos da ditadura militar chilena.

Com sua habitual mistura de documento, ensaio, memórias pessoais e ficção, Roberto Bolaño faz deste pequeno
romance um retrato subjetivo da sua própria geração, que tinha em torno de vinte anos quando ocorreu a derrubada do governo Salvador Allende e a implantação de uma das mais sangrentas ditaduras militares do continente. Uma geração ceifada ou traumatizada pela tortura, pelo exílio ou pela morte precoce.

Roberto Bolaño nasceu em 1953, em Santiago do Chile. Instalado na Espanha a partir de 1977, exerceu diversas atividades manuais para sobreviver. Depois do sucesso de crítica de La literatura nazi en América (1996), publicou várias obras em poucos anos. Morreu de insuficiência hepática em Barcelona, em 15 julho de 2003.

domingo, 21 de março de 2010

Leitura - A minha alma é irmã de Deus


Raimundo Carrero é mais uma boa nova. Sua literatura sai como num turbilhão.Torrentes de pensamentos alucinados, confusos , repetitivos e que nos levam pela loucura de Camila.
Um livro denso com uma linguagem se não totalmente inovadora diferenciada e que nos faz refletir , duvidar , questionar e querer ir mais fundo na viagem de Camila




Resenha:
Numa tarde de domingo, no Recife, Camila, uma jovem solitária, conhece o pastor e músico Leonardo. Ele faz parte da seita Os soldados da Pátria por Cristo. Com o pastor, Camila parte para uma vida de aventuras, pregando valores que grande parte da sociedade brasileira desvaloriza: como religião, moral e ética. Mas, ao ser abandonada por seu mentor, ela se perde de seus objetivos e vê a vida naufragar.

terça-feira, 16 de março de 2010

Leitura -Granta 1

Concluída mais uma leitura de Granta desta vez a 1.

Boas surpresas nos contos de Daniel Alarcon, Christopher Coake, Anthony Doerr,Olga Grushin, Dora Horn ,Uzodinma Iweala ( de quem já li Feras de lugar nenhum -excelente livro sobre a Guerra em Africa),Rattawut Lapcharoensap( excelente!), Jess Row ( muito bom) e Akhil Sharma .

Como sempre agradavel leitura para o fim da noite com contos muito bem elaborados.



Granta, publica
contos, trechos de novos romances e reportagens de fôlego, seguindo duas normas principais; os textos precisam ser inéditos. Por suas páginas já passaram escritores do porte de Mario Vargas Llosa, J. M. Coetzee, Primo Levi, Ian McEwan, Margaret Atwood, Susan Sontag, Paul Theroux e Arthur Miller. Mas a revista tornou-se conhecida não só por publicar nomes consagrados, mas também por revelar o que virá a seguir. E nada melhor do que iniciar a publicação de Granta em português dessa forma - com a edição de Os melhores jovens escritores norte-americanos, em que a revista selecionou 21 autores com menos de 35 anos de idade e que, desde já, se sobressaem como novos talentos.

terça-feira, 2 de março de 2010

Leitura -Cine Prive


Algumas vezes nos deparamos com escritores como : Mutarelli , Ronaldo Correia de Brito, Luiz Rufato entre outros que sãoexcelentes escritores como se trata de Antonio Carlos Viana . Surpresa boa saber que temos novos escritores de qualidade ímpar.

São contos de leveza na escrita mas de alta carga emocional .Seus personagens ricos apesar de contos curtos.Soberbo.

Resenha:
De repente, somos postos diante de um jovem que acabou de matar sua mãe. Ou de um homem alquebrado cujo trabalho é limpar as cabines individuais de um cinema pornô. Ou de uma adolescente pobre que só consegue tratar dos dentes em troca de favores sexuais a um dentista abjeto. Esses e outros abusos da vida humana são os temas privilegiados pelo autor em 'Cine privê'. Com o uso frequente da narrativa em primeira pessoa, Viana adota o ponto de vista de personagens que normalmente estão condenados à invisibilidade.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...