domingo, 25 de setembro de 2011

Leitura- A Garota da Fabrica de Misseis


O livro vale como retrato da China na época da mudança politica e social e nos ajuda a entender um pouco  melhor a China e os chineses.Escrito de forma coloquial se trata mais de registro Jornalistico e não Literário num sentido mais amplo.
Porem registtra  a luta individual na  busca de caminhos melhores num ambiente de opressão e regras rígidas ditando a vida de todos .Uma verdadeira luta pela busca de uma vida de acordo com sua visão de mundo.

Resenha:
Desde criança, Lijia Zhang criou o hábito de manter um diário. “Escrever sempre foi uma maneira de compreender a vida”, define a autora de A garota da fábrica de mísseis – memórias de uma operária da Nova China, que chega às livrarias com o selo Reler Editora.
Publicado em vários países e festejado pela crítica, o livro não foi publicado na China. Na obra, Lijia narra sua busca pela liberdade política e familiar, no momento exato em que a China abre suas portas para o capitalismo. “Meus amigos e eu éramos muito jovens para perceber que o tédio poderia ser algo prazeroso, se comparado ao terrorismo político que nossos pais sofreram”, diz a autora que tinha apenas dois anos quando a Grande Revolução Cultural Proletária estourou na China, em 1966.





segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Leitura- O Palacio de Espelho

Ótimo livro deste escritor Indiano .Não  é muito fácil construir um romance histórico. Temos Guerra e Paz e o Tempo e o Vento para exemplificar dois excelentes exemplos e alguns não tão bons como a Ferro e Fogo .Mas este  livro não fica atrás dos melhores  e consegue dar uma dimensão humana aos eventos históricos  importantes ocorridos na Índia, Birmânia e Malásia num período de 50 anos. Apesar de ter 600 paginas é uma leitura que flui graças ao talento de Amitav.



Resenha:
Romance épico do indiano Amitav Ghosh, 'O palácio de espelho' segue os passos de um menino órfão e pobre, Rajkumar, surpreendido em meio à invasão britânica da Birmânia, em 1885. Às vésperas da expulsão da família real birmanesa, o menino se descobre apaixonado por uma bela pajem da rainha. Numa arrebatadora história de amor e guerra, a trama acompanha a trajetória de três famílias cujos destinos se entrelaçam, numa saga familiar que nos transporta a culturas distantes e nos transforma em testemunhas do fim da monarquia birmanesa e da ascensão e queda do império britânico.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...