segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Leitura- A outra volta do parafuso

Conclui a leitura deste excelente livro. Nada como um leitura de um classico. Henry James tem a mesma caracteristica de escrita de Conrad - Coração nas Trevas: rebuscada , rica e que sempre nos deixa uma ponta de  angustia e uma sensação de que sempre falta algo.Mas perfeita nos minimos detalhes
Não achei este livro de terror ou suspense .Mas de conteudo psicologico .Neste caso uma situação que  nos defrontamos quando  sabemos que não temos capacidade de lidar .Geralmente fantasiamos e procuramos buscar  sempre argumentos que nos ajudem a explicar as dificuldades que estamos enfrentando.Sejam eles de qq natureza desde que nos justifiquem.No caso temos um  terror interno corroendo a protagonista.



Resenha:
A outra volta do parafuso conta a história da jovem filha de um pároco que, iniciando-se na carreira de professora, aceita mudar-se para a propriedade de Bly, em Essex, arredores de Londres. Seu patrão é tio e tutor de duas crianças, Flora e Miles, cujos pais morreram na Índia, e deseja que a narradora (que não é nomeada) seja a governanta da casa de Bly. Ao chegar a Essex, a jovem logo percebe que duas aparições, atribuídas a antigos criados já mortos, assombram a casa. O triunfo íntimo da protagonista, mais que desvendar o mistério de Bly, consiste em vencer o silêncio imposto pela diferença de condição social entre ela e seus pequenos alunos.
Desde que foi publicada, sucessivas gerações de leitores, críticos e artistas têm se inspirado na maestria narrativa desta novela, cuja tradução de Paulo Henriques Britto reconstitui com precisão a elegante contundência do original inglês.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...