quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Leitura-Poesia -Poemas Escolhidos de Elisabeth Bishop

  Li este livro na esteira do Filme Floras Raras.

Muito gratificante conhecer detalhes da vida de  alguem como Elisabeth Bishop que era antes de tudo uma poeta-cronista do cotidiano .
Dona de  uma visão muito acida e pessimista mas uma potente observadora das coisas a seu redor.
No Brasil passa a ser objeto ativo e passa a viver mais intensamente ao invés de ser mera observadora virando também  objeto de suas poesias;

Seus poemas descrevem com olho clinico e agradável prosa o mundo a sua volta .Muito boa leitura




Resenha


Apesar de ter publicado pouco em vida, Elizabeth Bishop é tida como uma das mais importantes vozes da poesia norte-americana.
Esta antologia, organizada e traduzida por Paulo Henriques Britto, apresenta grande parte dos poemas que a autora publicou em vida e alguns poemas póstumos, ainda inéditos em português. Estão aqui também os poemas que a autora escreveu sobre o Brasil, resultado das quase duas décadas em que morou no país.
Mesclando a capacidade de observar e descrever a textura do mundo, lugares e animais a uma inclinação psicológica e subjetiva, Bishop se debruça sobre temas como o tempo, a memória, a natureza e o amor, em composições que apresentam uma grande variedade de recursos formais, em que a relação entre forma e conteúdo é perfeitamente evidente.
Como ressalta Paulo Henriques Britto em um dos textos introdutórios que acompanham o volume, “como todo poeta lírico, Bishop toma sua própria experiência individual como matéria-prima; como todo artista maior, com base nesse material pessoal ela cria obras cujo interesse vai além do puramente autobiográfico e pessoa

sábado, 17 de agosto de 2013

Leitura - A voz do Violino

Ler mais um livro de Camilleri é um enorme prazer. Pena que restem poucos ainda para serem lidos por mim.





Resenha:

A descoberta arrepiante de um belo corpo nu de uma mulher asfixiada na sua própria cama, é o ponto de partida para mais uma investigação do Comissário Montalbano.
Entre os suspeitos encontram-se o marido já com alguma idade, um médico famoso, um tímido admirador, agora desaparecido; um negociante de antiguidades de Bolonha; e Ana, a melhor amiga da vítima, cujo charme Montalbano não consegue deixar de apreciar. Mas é um misterioso e reservado violinista que guarda a chave para a resolução do crime.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...