quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Leitura- Divina Comedia -Inferno

Depois de algum tempo e de de varias tentativas conclui a leitura da 1a parte da Divina Comedia -Inferno.

Leitura difícil por ser em versos e repleta de referencias .Praticamente impossível entender a Divina Comedia sem ter auxilio de comentários -pés de pagina -dos versos . Porem desta leitura e entendimento vamos captando a verdadeira natureza da obra . Com uma riqueza de detalhes e uma construção de universo riquíssimo Dante nos transmite uma visão de sua epoca .Faz isto através da critica politica e religiosa se amparando em imagens que se iniciam a Ilíada e que se movem até sua época . Não eh um livro para ser ler uma única vez , eh para se retornar varias vezes mergulhando cada vez mais fundo .As imagens e palavras se gravam em nossa mente tanto dos versos quanto dos ambientes


Resenha::

Obra-prima de Dante Alighieri, A Divina Comédia exerceu grande influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas nos últimos setecentos anos. Dante, o personagem da história, narra a vida depois da morte, numa odisséia pelo Inferno, pelo Purgatório e pelo Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Nessa viagem é guiado, no Inferno e no Purgatório, pelo poeta Virgílio, e no Céu por Beatriz, musa do autor em várias de suas obras.


sábado, 2 de novembro de 2013

Leitura - Clarice Lispector

Este é o 1o livro de Clarice Lispector que leio.Para mim se confirmou o que já se diz dela : uma excelente escritora. Seus textos soam como poesia , viagens oníricas , delírios angustiados de humanos demais como todos . Não sera apenas este que irei ler com certeza.


Resenha:

A coletânea de textos de Onde estivestes de noite, de Clarice Lispector, foi publicada pela primeira vez em 1974. São 17 crônicas trágicas e cômicas, onde as dores e as aflições do cotidiano banal são reveladas ora por descrições angustiadas e delirantes, ora por detalhes bizarros, risíveis, bem-humorados.
O texto que dá título ao livro, "Onde estivestes de noite", por exemplo, é uma hipótese, uma visão de um ritual de magia negra ou de uma seita louca qualquer, com a participação de peregrinos fanáticos, uma viagem alucinada, atraente e atemorizante, durante uma noite improvável. Mas tudo aquilo é verdade e existe, garante a autora, quando o dia amanhece, afastando os males e as cenas do inferno, durante uma missa onde os fiéis fazem o sinal-da-cruz: "A manhã estava límpida como coisa recém-lavada", esclarece.
Há histórias hilariantes, como a da senhora Jorge B. Xavier, de "A procura de uma dignidade", uma anciã atrapalhada diariamente acometida por um fogo interior. É uma daquelas pessoas que erram o endereço do seminário e que só fazem questão de ir para cumprir o papel de atualizada, mas acaba passando mal de calor ao final do encontro.
Como os demais livros que compõem a obra de Clarice, Onde estivestes de noiterecebeu novo tratamento gráfico e foi revisado pela professora de crítica textual, Marlene Gomes Mendes, baseada em sua primeira edição.
Em Onde estivestes de noite Clarice Lispector traduz com precisão máxima a alma aflita, mas de uma forma muito, muito divertida.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...