sábado, 22 de março de 2014

Leitura- A Sabedoria dos Mitos Gregos

Um livro interessante para quem quer se informar sobre mitologia e mitos gregos. Bom para posteriormente se aprofundar nas leituras mais densas das tragedias e dos mitos sem perder de vista a visão  filosófica grega que tanto contribuiu para a formação humana. Pena que esta não tenha sido a linha religiosa adotada pelo ocidente tao influenciada pela leitura bíblica de visão filosófica completamente oposta.





Resenha:

Por que existimos? Por que morremos? Como viver uma boa vida? Por que coisas ruins acontecem com pessoas boas? Como manter o equilíbrio no cosmos em que vivemos?
Neste segundo volume de sua série Aprender a Viver, Luc Ferry conta e interpreta, para iniciantes e aficionados de todas as idades, os mitos centrais da cultura grega. A abordagem instiga o leitor a examinar sua própria vida e suas crenças, para entender melhor seu lugar no cosmos e os desafios da vida humana.
A mitologia grega é a raiz da filosofia. As questões persistem ao longo dos milênios, mas Ferry chega a respostas surpreendentes e provocadoras.
Luc Ferry é filósofo, ex-ministro da Educação na França, e tem suas obras traduzidas em mais de 14 países.
Luc Ferry leva o leitor, mesmo o não familiarizado com o assunto, a entender o sentido e o propósito da mitologia grega. Com ele, não existe o obscuro ou inacessível, e nos encantamos pela apaixonante viagem ao universo das ideias que nos oferece este livro excepcional.

Conheça como nunca antes a Odisseia de Ulisses; a criação do mundo, dos deuses e dos seres humanos; o rei Midas, com seu toque de ouro; o papel da música; as tragédias de Orfeu, Deméter e Ícaro; os trabalhos de Héracles; Teseu e o Minotauro, no Labirinto; Perseu e a Medusa; Jasão e o Tosão de ouro; os infortúnios de Édipo e sua filha Antígona.

terça-feira, 4 de março de 2014

Leitura - O Livro Roubado

Mais um livro de Flavio Carneiro na conta. Um detetive que não eh um detetive , uma lista de botecos legais ,umas comidinhas melhores ainda ,muitos passeios pelo Rio em torno de um conto policial. Como Spinoza e Montalbano , Andre gosta de comida - a seu jeito - e de um bom caso.O campeonato foi a 1a experiencia e esta a 2a de muitas leituras ainda. Bom para passar o tempo.



Resenha:
Ele era o cara errado no lugar certo. André, 34 anos, ganha a vida levando turistas para conhecer os bares do Rio e é um leitor apaixonado de romances policiais. Ao cobrar uma dívida de um detetive particular, acaba sendo confundido com o próprio e resolver levar adiante a farsa, pegando o caso de um cliente milionário.

Acompanhado de seu amigo e assistente inseparável, o Gordo, André vai investigar o roubo de um livro raro: uma primeira edição de Histoires Extraordinaires, a tradução de Baudelaire dos contos de Poe, roubada da casa de um bibliófilo. Parece um caso fácil de solucionar, já que o cliente logo diz quem é o ladrão: seu mordomo. O livro, no entanto, esconde segredos inimagináveis e vai estar no centro de uma trama alucinante, envolvendo uma estranha confraria e alguns milhões de reais.

O livro roubado mistura suspense, mistério, violência e romance, elementos clássicos da melhor literatura policial. E traz de volta a mesma dupla inseparável de O campeonato, primeiro policial do autor. Tendo o Rio como cenário, o leitor vai acompanhar as aventuras de André & Gordo como se fosse um legítimo morador da cidade. Transitando por ruas do Centro, Copacabana, Gávea, Vila Isabel, tomando todas nos bares cariocas, André e Gordo – que agora é dono de um sebo, ou “comércio de livros usados”, como ele prefere chamar – nos levam não apenas para um passeio pelo Rio como também por toda a tradição da narrativa policial.

Flávio Carneiro faz uma clara homenagem a Edgar Alan Poe e também a outros grandes nomes do gênero. Como em O campeonato, também aqui o leitor vai encontrar diversas referências aos autores que construíram a história da ficção policial, como Conan Doyle e Dashiel Hammett, entre outros.

André tem bom coração, é inteligente, divertido e não resiste ao encanto de certas mulheres, como a sedutora Ana, secretária do detetive Miranda, e as duas filhas do cliente, Bruna e Clarice. Além delas, O livro roubado traz um elenco de ótimos personagens, como o motorista de táxi Clovis, que sonha em abrir um motel-fazenda, Diego, professor de química apaixonado por alquimia, e uma cartomante que será uma pista quente (ou não) para os dois jovens e improvisados detetives. São personagens marcantes, que contracenam com figuras típicas do Rio, como os frequentadores de sebo do centro da cidade, os garçons, as meninas bonitas do subúrbio carioca.

Através da linguagem fluente e bem-humorada de André, o leitor vai acompanhar de perto uma aventura narrada em ritmo veloz, uma história surpreendente, em que realidade e ficção se misturam e nada é o que parece ser. Uma verdadeira homenagem à literatura policial, ambientada num Rio de Janeiro ensolarado e boêmio, mas não menos misterioso.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...