domingo, 30 de novembro de 2014

Leitura - A Casa do Califa

Esta eh mais uma recomendação da Cora Ronai que li em um de seus artigos e que tambem aparecem expostos na Travessa.

A 1a recomendação dela me fez ler todos os livros de Camilleri que são livros excelentes principalmente os relativos ao Delegado Montalbano.

Este livro , baseado em fatos reais eh lido de forma ligeira pois são como cronicas relativas  a passagem de Tahir em Casablanca  .As obras de  adaptação da casa que adquiriu e sua relação com a vizinhanca e viagens são boas  para entender as caracteristicas do povo árabe e marroquino .Boa leitura   para viagens .


Resenha:

Tahir Shah, delirantemente desejoso de deixar para trás a Londres opressiva e chuvosa, busca as referências ensolaradas e aventurescas de sua infância – quando, com a família de origem afegã, visitava o Marrocos nas férias. 

Investindo todo o dinheiro que ele e sua mulher de origem indiana, Rachana, haviam reunido, o autor inglês compra Dar Khalifa, uma mansão em ruínas no meio de uma favela e de frente para o mar de Casablanca – um lugar mágico e louco onde o banal e o insólito, o medieval e o moderno caminham lado a lado. O livro descreve, com o mais refinado humor, o ano em que a família se dedica a restaurar a Casa do Califa, mergulhando nos costumes locais e enfrentando todo tipo de situação.
 

domingo, 16 de novembro de 2014

Leitura - Um Lugar Perigoso

Mais uma aventura do delegado Espinosa por Copacabana.Desta vez um caso de um doente de síndrome de Korsakov . Leitura amena  e leve


Resenha:


São muitos os lugares perigosos deste livro. O primeiro é o próprio Rio de Janeiro, onde a história se desenrola. Como de costume nos romances de Garcia-Roza, a cidade é protagonista e sua geografia se torna parte indissociável da trama. 
Outro lugar de perigos insondáveis é a memória do professor Vicente, figura central neste enredo. Afastado da universidade em razão de problemas de saúde, ele passa os dias em casa e ganha a vida como tradutor, numa rotina aparentemente tranquila. Até que se depara com uma lista cheia de nomes de mulheres.
Quem são elas? Foram suas colegas na universidade? Alunas? Por que ele as reuniu numa lista e que relação manteve com elas? São questões que ele não tem como desvendar, pois sofre de uma síndrome em que as lembranças se apagam e a imaginação toma o lugar dos fatos.
Vicente busca a ajuda do delegado Espinosa para descobrir o paradeiro das mulheres listadas. Mas a investigação traz à tona os cantos obscuros de sua mente e pode revelar a origem de crimes que nada têm de imaginários.
Na décima primeira aventura do delegado Espinosa, Garcia-Roza mostra por que é um dos renovadores do gênero policial no Brasil e um de seus artífices mais talentosos.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Leitura - O que o cerebro tem para contar


Este eh o 2o livro de Ramachandran que leio.O 1o foi Fantasmas no Cérebro. Ambos muito bons sobre o avanço da neurociencia , que tanto pavor causa aos psicólogos  e sobre o conhecimento atual do funcionamento do cérebro. Para que gosta de ciência como eu uma ótima leitura .
Sacks contava os casos muito estranhos em seus livros e Ramachandram explica o porque destes casos

Resenha:

Nesse livro surpreendente e, em muitos aspectos, perturbador, V.S. Ramachandran investiga casos neurológicos desconcertantes: pacientes que acreditam estar mortos, ou que desejam ter um membro saudável amputado, entre outros. Além de proporcionar ao leitor comum uma incrível turnê pela neurociência e por seus avanços recentes, Ramachandran revela o que esses casos incomuns podem nos ensinar sobre o cérebro normal e sua evolução, chegando a revelações inéditas sobre os mistérios da nossa mente.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...