domingo, 12 de junho de 2016

Leitura - Bagulho


Gosto de livros policiais e em particular os que tem o Rio de janeiro como pano de fundo.  Esta novela de Muniz Sodré eh bem fraca e como disse o editor Gordon Lish este sábado no OGlobo: " a minha impressão eh que os editores não estão mais editando e os revisores revisando" . Bem ruim: sem pé nem cabeça


Resenha:

O autor, jornalista, sociólogo, professor de Comunicação na UFRJ e autor de obras muito referidas pelo público especializado nessa matéria, faz aqui sua segunda incursão na área de ficção. 
O cenário é o Rio de Janeiro e os personagens e temas são multicoloridos: frequentadores do cais do Porto, policiais, curtidores de jazz, malandros, advogados. O estilo é leve e saboroso.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Leitura- Abuso da Beleza

Nova leitura sobre Arte . Um otimo livro bastante conceitual sobre estetica e conceitos de arte e beleza.



Resenha:
Danto apresenta a evolução do conceito de beleza durante o último século. Mostra que ela foi removida da definição de arte: antes era quase unânime que o propósito final de uma obra de arte era ser bela; no século XX, essa ideia foi refutada e a beleza destronada, chegando, em alguns casos, a ser considerada um crime estético. 

Para Danto, a beleza não deve ser a finalidade da obra de arte, e muito menos ser evitada. Ele expande esta reflexão sobre a importância da beleza comentando as ideias de artistas e críticos como Rimbaud, Fry, Matisse, os Dadaístas, Duchamp e Greenberg, além dos filósofos Hume, Kant e Hegel.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...