terça-feira, 31 de outubro de 2017

Leitura - A noite da espera



Novo livro de Hatoum e a mesma experiencia : Literatura de alto nível .  Já li todos os livros anteriores dele: 
Relato de um certo Oriente, Dois Irmãos , Cinzas do Norte , Órfãos do Eldorado e a Cidade Ilhada . Em todos eles a mesma agradável surpresa. Hatoum eh hoje uma dos 10 melhores escritores brasileiros


Resenha : 
Nove anos após a publicação de Órfãos do Eldorado, Milton Hatoum retorna à forma da narrativa longa em uma série de três volumes na qual o drama familiar se entrelaça à história da ditadura militar para dar à luz um poderoso romance de formação.

Nos anos 1960, Martim, um jovem paulista, muda-se para Brasília com o pai após a separação traumática deste e sua mãe. Na cidade recém-inaugurada, trava amizade com um variado grupo de adolescentes do qual fazem parte filhos de altos e médios funcionários da burocracia estatal, bem como moradores das cidades-satélites, espaço relegado aos verdadeiros pioneiros da capital federal, migrantes desfavorecidos.

Às descobertas culturais e amorosas de Martim contrapõe-se a dor da separação da mãe, de quem passa longos períodos sem notícias. Na figura materna ausente concentra-se a face sombria de sua juventude, perpassada pela violência dos anos de chumbo. 

Neste que é sem dúvida um dos melhores retratos literários de Brasília, Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar o reverso de um país cindido por um golpe.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Leitura- O Livro de Ouro da Mitologia

Excelente este livro sobre  Mitologia de vários povos . Eh bem completo razoavelmente profundo e ajuda a completar lacunas de nosso conhecimento

Resenha:
A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra que conquistou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis à sua formação cultural. O autor, Thomas Bulfinch pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega. O livro conta a história de vários deuses e heróis da Grécia antiga.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Leitura- Candido , ou o Otimismo

Finalmente li Cândido. Um livro para ser lido com todas as referencias para não se perder historicamente a quem se dirigem as criticas . A visão de Voltaire eh acida e critica apesar dele mesmo ser um tanto preconceituosa e bem atual em face do conservadorismo que nos cerca

Resenha:
Até ser expulso de um lindo castelo na Westfália, o jovem Cândido convivia com sua amada, a bela Cunegunda, e tinha a felicidade de ouvir diariamente os ensinamentos de mestre Pangloss, para quem “todos os acontecimentos estão encadeados no melhor dos mundos possíveis”. 

Apesar da crença absoluta na doutrina panglossiana , do primeiro ao último capítulo, Cândido sofre um sem-fim de desgraças: é expulso do castelo; perde seu amor; é torturado por búlgaros; sobrevive a um naufrágio para em seguida quase perecer em um terremoto; vê seu querido mestre ser enforcado em um auto da fé; é roubado e enganado sucessivas vezes. 

Cândido só começa a desconfiar do otimismo exacerbado de seu mestre quando ele próprio e todos os que cruzam seu caminho dão provas concretas que o melhor dos mundos possíveis vai, na verdade, muito mal. 

Cândido, ou o Otimismo é um retrato satírico de seu tempo. Escrito em 1758, situa o leitor entre fatos históricos como o terremoto que arrasou Lisboa em 1755 e a Guerra dos Sete Anos (1756-63), enquanto critica com bom-humor as regalias da nobreza, a intolerância religiosa e os absurdos da Santa Inquisição. Já o caricato mestre Pangloss é uma representação sarcástica da filosofia otimista do pensador alemão Gottfried Leibniz (1646-1716). 

Antecipando o sucesso desbragado e a carreira de escândalo do livro, Voltaire, pseudônimo de François-Marie Arouet, assinou a obra com o enigmático Sr. Doutor Ralph.




quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Leitura- Nadando de volta para casa

Excelente livro da escritora que nos visitou na Flip. Pretendo ler outro livro seu : Coisas que não quero Saber , pois a experiencia com Nadando foi muito  boa Nao estava num bom dia para leituras porem a leveza do texto  nos leva a entrar  na estoria

Resenha:
Finalista do Man Booker Prize e eleito livro do ano pelo New York Times Book Review, Nadando de volta para casa, da britânica Deborah Levy, é um romance surpreendente sobre relacionamentos frágeis, segredos de família e o poder do não dito. Com uma trama elíptica e perturbadora, o livro relata o que seria a idílica viagem de um poeta britânico à Riviera Francesa, com amigos e família, até uma jovem aparecer nua, na piscina da casa. Enigmática, Kitty Finch persegue Joe, seu autor favorito, com a intenção de lhe entregar um poema, e toda a narrativa gira em torno do tenso momento em que o escritor expõe sua opinião sobre a obra da jovem, levando a história a um desfecho surpreendente.

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Leitura-Os Contos Completos

Mais um livro de Alberto Mussa e mais uma boa surpresa. Creio que já li todos seus livros .
A mistura de trabalho de pesquisa e da historia da cidade ,  índios e  negros com uma Literatura de alto nível nos leva a esperar sempre o próximo e a pesquisar todos seus detalhes que ajudam a enriquecer nosso conhecimento sobre estes assuntos

Resenha:
Em sua obra vasta, erudita e tematicamente variada, Alberto Mussa criou esta grande coletânea.
Esta coletânea de contos tem, pelo menos, uma particularidade. Os contos que a compõem são, em sua maioria, retomadas de textos anteriores do autor. Não são simples reedições: são reescrituras, novas versões cujo espectro varia desde a quase literalidade até a completa reformulação, ou a mixagem de textos anteriormente dispersos. Do Brasil recém-descoberto às favelas e bares cariocas, da África profunda aos nossos terreiros de candomblé, da Grécia homérica aos sambas-enredos, do Egito faraônico aos poetas árabes pré-islâmicos, Alberto Mussa recolhe mitos e causos até compor um repertório absolutamente original.





Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...