sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Leitura- O Enigma de Sally


Não me recordo se já havia lido P D James .Ela tem o estilo da Agatha Christie .Livro tradicional de literatura detetivesca com a famosa cena final com a  presença na sala de todos os envolvidos para se identificar o assassino pelo condutor da investigação .Recomendo

Resenha:
Em Martingale, mansão de aristocratas ingleses em decadência, a jovem Sally Jupp, empregada da casa e mãe de um menino, é assassinada horas depois de anunciar seu casamento com o filho da família, Stephen, um médico elegante e refinado. Sally fora indicada para o trabalho pela diretora do Refúgio Santa Maria, entidade de apoio a jovens mães solteiras.
Os suspeitos se multiplicam com os interrogatórios do detetive Dalgliesh, mas todos têm álibis que comprovam sua inocência. Uma xícara de chocolate com sedativos tomada pela vítima antes de deitar-se parece incriminar alguma das pessoas que pernoitaram na casa. Além disso, cartas vindas da Venezuela revelam a existência de um ponto obscuro no passado de Sally.
O jogo se abre em várias direções quando alguns dos suspeitos começam a investigar por conta própria, confundindo o trabalho do detetive. Mas Dalgliesh está sempre um passo à frente.

domingo, 9 de setembro de 2018

Leitura - A Biblioteca Elementar


Mais um bom livro de Mussa. Porem o excesso de personagens confunde um pouco a leitura e dificulta o entendimento da trama a ponto do autor ter que fazer breves resumos em alguns pontos como técnica literária. Recomendado 

Resenha:
Romance de um dos mais aclamados autores da literatura brasileira. A conclusão do Compêndio mítico do Rio de Janeiro

Na calada da noite, na hoje chamada Rua da Carioca, um homem de casaca, pistola na mão, ameaça outro com capa à espanhola e botas de cano longo. Atracam-se. A arma dispara. O de casaca cai ferido mortalmente. Há uma testemunha, cigana, que também tem lá suas culpas.

Entre os crimes que perpassam este romance policial situado no Rio de Janeiro do século 18, apenas um é de fato relevante; apenas um resume e simboliza o livro. E, contraditoriamente, é o único crime que não acontece.

Alberto Mussa opera com perícia a narrativa, conversando com o leitor e palpitando sobre os dilemas dos personagens sem abandonar o posto de narrador, ancorado em pesquisa do vocabulário da época, do contexto, das ruas do Rio, do tráfico de escravos, do contrabando de ouro e da ação inquisitorial, sempre com uma técnica primorosa.


quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Leitura- Brevissima História de Portugal


Como bom cidadão português tenho que conhecer a historia de minha outra pátria. Nada como este livro para dar uma excelente visão da história portuguêsa. Recomendado 

Resenha:
Desde o momento em que os primeiros seres humanos chegaram na Península Ibérica, por volta de 2000 a.C., até o final da ditadura de Salazar (1974) e as independências das ex-colônias portuguesas na África e na Ásia, passando por vários reis, viagens marítimas para a Índia e outros destinos, há muito o que contar nessas páginas.

A história de Portugal é longa e complexa, e por isso Oliveira Marques começou por fixá-la em três volumes que se tornaram um clássico. Foi também ele – o mais celebrado historiador português – quem preparou a partir da edição clássica essa versão brevíssima, que condensa todas as linhas essenciais.

O pequeno formato conserva todo rigor e alcance histórico dos volumes mais alargados, e é útil tanto para os estudiosos como para os curiosos.


Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...