quarta-feira, 24 de abril de 2019

Leitura -Entre as mãos

Livro premiado justamente. 1o livro que leio de Juliana Leite. Escrita criativa , inovadora . Vamos esperar o próximo livro para confirmar a excelência de literatura. Um dos melhores livros que li. me lembrou Lincoln no Bardo. 

 Resenha:
Conduzido com precisão e movido por uma poderosa força que impulsiona todo o relato, Entre as mãos gira em torno de Magdalena, uma tecelã que, depois de um grave acidente, precisa retomar seus dias, reaprender a falar e levar consigo dolorosas cicatrizes — não apenas no corpo. Com personagens e tempos narrativos que se atravessam como fios trançados, este romance tem a marca de peça única, debruçando-se sobre questões como sobrevivência e ancestralidade, mas também amor e mistério a partir do corpo, do trabalho e dos gestos da protagonista, em duas fases de sua vida.

quinta-feira, 18 de abril de 2019

Leitura -Nobel

Trata-se do 1o livro de Fux que leio . Para mim um escritor razoável  . Normalmente  leio mais de 1 livro de escritores que gosto .Não sera este o caso. Não esta a altura dos elogios que recebe da critica .Considero um literatura fraca e de pouca imaginação .Não recomendo

Resenha:

Em seu novo romance, o mineiro Jacques Fux realiza o sonho de todo escritor: ser laureado com um Nobel de Literatura. Com uma escrita divertida, Jacques narra o discurso de aceitação do prêmio, enquanto e destila toda sua inveja sobre antigos laureados.

Com muitas referências e comentários perspicazes, Jacques Fux se delicia com o momento e reflete a história de uma das maiores premiações existentes no meio literário.

terça-feira, 16 de abril de 2019

Leitura - Gog Magog


Excelente este 2o livro de Patricia Melo que leio . Escrita ágil , vibrante que nos faz mergulhar na leitura e ver como vai parar a estoria. Recomendo


Resenha :
Pode o ruído incessante produzido pela sociedade contemporânea provocar instintos homicidas num morador de uma grande cidade? No novo romance da aclamada escritora Patrícia Melo, um rotineiro problema entre um pacato professor e seu novo vizinho acaba se transformando numa guerra bárbara, narrada em ritmo frenético e com a linguagem ácida e irônica que são a marca da autora, um dos principais nomes da ficção policial e urbana brasileira. Confrontando bem e mal, crime e castigo, sanidade e loucura, vida e morte, som e silêncio, Patrícia Melo constrói uma trama verossímil, ambientada num Brasil violento e desigual, onde a vida perdeu seu valor fundamental e o homicídio passou a ser uma forma de resolver problemas corriqueiros.

segunda-feira, 15 de abril de 2019

Leitura-Titas da História

Sensacional este livro de Montefiore. As resenhas dos personagens históricos são muito bem escritas e nos ajudam a enxergar a historia da Humanidade sobre o angulo de seus principais atores

Resenha :
São 190 biografias de personalidades que todos devem conhecer, histórias que não podem ser esquecidas. Como uma agradável, interessante e instigante “bíblia” da história, Simon Sebag Montefiore oferece neste livro sua seleção dos homens e mulheres que criaram o mundo que vivemos hoje. Ele afirma esperar que essas biografias incentivem e inspirem os leitores a descobrir mais sobre estes indivíduos extraordinários. O livro começa com Ramsés, um dos maiores imperadores do Egito, e vai até os dias atuais com os vilões Saddam Hussein e Osama Bin Laden. As biografias trazem curiosidades, em sua maioria, desconhecidas do grande público. Em mais de três mil anos de história, há espaço para todos: Garibaldi e Napoleão; os conquistadores Cortés e Pizarro; a família de ditadores coreanos Kim Il-Sung, Kim Jon- Il e King Jong-Un; Cícero e César, Cleópatra e Catarina, a grande; Davi, Maomé, Buda e Jesus; Tchaikóvski e Mozart; Balzac e Oscar Wilde; Proust e Dickens; Platão e Aristóteles. Não faltam, é claro, as figuras carimbadas como Hitler e Mussolini; Stálin e Churchill; Shakespeare e Michelangelo; Einstein e da Vinci; Galileu e Darwin; Thatcher e Anne Frank.
Professor de História na Universidade de Cambridge e autor de vários best-sellers que foram sucesso de público e de crítica, Montefiore tem um carinho especial por Titãs da história porque acredita que “a História não se repete, mas contém muitas advertências e lições”.

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Leitura- Assassinato no Comite Central


Mais um livro de Montalban escritor muito recomendado por Padura. Depois de 2 livros lidos posso afirmar que Montalban eh um escritor médio de contos policiais . Nada especial .Fica anos luz de Camileri e dos grandes mestres da literatura noir.
Resenha:
Era para ser uma reunião de rotina do Comitê Central do Partido Comunista Espanhol. Após uma breve falta de luz, aparece assassinado ninguém menos que Fernando Garrido, o secretário-geral. Este chocante crime tem como suspeitos os próprios membros do partido e marca o início de duas investigações paralelas: a do comissário Fonseca, designado pelo governo, e a de Pepe Carvalho, detetive particular contratado pelo partido. O ex-comunista e ex-agente da CIA, amante da boa comida e admirador de belas pernas, apareceu pela primeira vez no romance Yo maté a Kennedy (1972) e, desde então, cruzou as fronteiras de Barcelona – cidade que popularizou com suas investigações – para se tornar um dos mais famosos detetives da literatura contemporânea.

Nos moldes do clássico gênero da literatura policial noir, esta é uma das poucas histórias protagonizadas por Pepe Carvalho ambientadas em Madri; o enredo é permeado pela vida política e gastronômica espanhola – dois aspectos inusitados que compõem o delicioso pano de fundo para suas aventuras.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...