terça-feira, 27 de agosto de 2019

Leitura- 50 idéias de Matemática



Esta serie de livros: 50 ideias eh muito boa e sempre nos traz visões novas para assuntos que ou estavam esquecidos ou que achávamos entendidos ou ainda ser entender. Boa leitura e bom exercício mental

Resenha:

Quem inventou o zero? Por que há 60 segundos em um minuto? Qual o tamanho do infinito? Onde é o ponto de encontro das linhas paralelas? E será que as asas de uma borboleta conseguem mesmo provocar uma tempestade no outro lado do mundo? Em 50 ideias de matemática que você precisa conhecer o professor Tony Crilly explica, em 50 ensaios claros e concisos, os conceitos matemáticos – antigos e modernos, teóricos e práticos, cotidianos e esotéricos – que permitem entender o mundo. Do zero e dos algarismos romanos ao último teorema de Fermat e o grande enigma da hipótese de Riemann, o pi, números primos e o infinito, esse livro conta coisas que não foram ensinadas na escola, incluindo o que o cálculo, a estatística e a álgebra realmente fazem e os usos muito reais dos números imaginários. Ao iluminar as grandes ideias da relatividade, a teoria do caos, os fractais, a genética e os hiperespaços e ao revelar o raciocínio não dito atrás do Sudoku e da revelação de códigos, loterias e apostas, administração financeira e juros compostos, esse livro é o levantamento perfeito para esse assunto, muitas vezes intimidador, mas sempre essencial. Pela primeira vez, a matemática não podia ser mais simples.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Leitura- Civilização Islamica em trinta Biografias


Excelente livro apesar de achar que a tradução não esta a altura do mesmo . O livro procura  retratar a civilização  islâmica através de alguns de suas  mais importante figuras . Traçando um retrato multifacetado de uma civilização que se baseou totalmente na religião e em sua cega obediência .
Retrata Resenha:
Introdução a mil anos de história islâmica, apresentando califas, sultões, estudiosos, místicos, escritores e viajantes que moldaram e refletiram a diversidade da civilização islâmica. Começando pelo coração do Islã, Meca, e se expandindo desde o Norte da África e Península Ibérica, no Oeste, até a África Central e Oriental, o autor não só rastreia a ascensão e queda dos estados islâmicos através de biografias de líderes políticos e militares que se esforçaram para garantir a paz e expandir o seu poder, mas aborda também aqueles que desenvolveram leis islâmicas, ciência e literatura desde o profeta Maomé, no século VII, até a era do conquistador do mundo Timur e do Sultão Otomano Mehmed II, no século XV.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Leitura- 50 idéias de História do Mundo

Este livro faz parte de minhas leituras da historia do mundo 
por visões diferentes : Titãs da Historia através de dezenas de personagens que mudaram o mundo ; Breve História do Mundo através da história clássica , Campos de Sangue , Religião  e historia da violência que conta a história do mundo através da religião e este livro .Todos excelentes e que se complementam.

Resenha :
O escritor britânico Ian Crofton tinha um desafio bastante complexo: resumir a história do mundo em apenas 50 momentos mais marcantes. Experiente autor, famoso pelo seu vasto conhecimento enciclopédico, ele demonstra neste volume que conseguiu fazer isto da melhor maneira possível. Seguindo o espírito da bem sucedida série 50 ideias, ele selecionou os fatos cruciais desde o início da agricultura até o ataque às Torres Gêmeas em Nova York, passando pelo Egito dos Faraós e a Revolução Francesa. E mostra o que se esconde entre diferentes períodos, nomes e episódios amplamente conhecidos do grande público. O livro 50 ideias de história do mundo que você precisa conhecer não é um mero relato trivial, uma simples lista de fatos que se sucedem sem maiores explicações. Levando em consideração todos os aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e geográficos, a obra ajuda a entender o passado e como ele interfere no presente e no futuro.

domingo, 4 de agosto de 2019

Leitura- O Verao Tardio



Mais um excelente livro de Ruffato . Sua escrita nos prende e nos leva por uma viagem interior do personagem a procura de si mesmo e perdido em suas culpas e remorsos. um poderoso libelo da nossa inerente dificuldade de comunicação humana

Resenha:
Uma narrativa poderosa sobre um homem e suas tentativas de reatar os fios do passado. Uma jornada às bordas de um Brasil cindido, em que o diálogo não parece mais possível.
O verão tardio, sexto romance de Luiz Ruffato, é uma história de inadequação. Depois de mais de vinte anos, Oséias, um homem abandonado por mulher e filho, decide regressar a sua cidade-natal, Cataguases, em Minas Gerais. Durante seis dias, seguimos passo a passo suas andanças, visitas a familiares, encontros com velhos personagens locais. A sombra do suicídio de uma de suas irmãs, Lígia, e a comunicação falha com praticamente todos a sua volta acompanham suas tentativas de reatar os fios do passado. Em meio a um Brasil que parece ir do projeto à ruína a todo momento, O verão tardio propõe uma reflexão sobre uma sociedade em que as classes sociais romperam completamente o diálogo e, como afirma um de seus personagens, se tornaram “planetas errantes” prontos para entrarem em rota de colisão e se destruírem.

sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Leitura-Biografia do Lingua

Comprei este livro no impulso , como  sempre motivado pelos prêmios , origem e  critica.  Achei razoável nada especial 

Resenha:O último desejo de um condenado à morte é contar a vida do Língua, escravo prodigioso chamado a traduzir as falas dos brancos para os povos da África. Enquanto vai se desfiando a fabulosa biografia, as pessoas se aproximam para ouvir e acabam por escrever juntas a história de um lugar, atravessando colônia, independência e revolução. Vencedor do Prêmio Miguel Torga e do Prêmio PEN de Narrativa, melhor romance em português.

Mario Lúcio Sousa é músico, escritor e pensador cabo verdiano. Colaborou com Gilberto Gil, Milton Nascimento e Cesária Évora, entre outros. No Brasil, lançou: "Meu verbo cultura" (2016)

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...