domingo, 30 de maio de 2021

Leitura- Introdução a Teoria das Probabilidades e a Estatística

 

Relembrando as teorias importantes que formam a base de probabilidades e de Estatística. Excelente livro russo da década de 70 .

Resenha:

Probabilidades, regras de adição e multiplicação , probabilidade condicionada , etc

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Leitura- A vida como ela é

 

Nelson eh nosso grande teatrólogo e escritor . Seus contos são excelentes e quase todos mereciam peças ou filmes. Imperdível

Resenha: Nelson Rodrigues já era Nelson Rodrigues quando, em 1961, organizou esta antologia, que reunia em livro pela primeira vez parte da série 'A vida como ela é'. Samuel Wainer, dono da 'Última Hora', queria em seu jornal uma coluna em que o autor de 'Vestido de Noiva', 'Anjo Negro' e 'Álbum de família', retratasse, com um toque ficcional, uma história da vida real. Combinação perfeita para um dramaturgo sofisticado que, desde sempre, respirava jornal. A vida como ela é estreou em 1950 e em pouco tempo era um sucesso popular. Como o melhor jornalismo, falava direto ao público; como a literatura mais sofisticada, fazia tremer suas convicções. Por seu alcance e perenidade, teve várias encenações em mais de 50 anos. Foi programa de rádio nos anos 1960, narrado por Procópio Ferreira e disco, lançado pela Odeon. Foi transformada em fotonovela. Deu origem a um dos grandes sucessos do cinema brasileiro, A dama do lotação. Na década de 90, foi grande sucesso no teatro, em encenação premiada de Luiz Arthur Nunes. E, em XX, chegou ao horário nobre na fidelíssima adaptação dirigida por Daniel Filho.


quarta-feira, 19 de maio de 2021

Leitura- Baixo Esplendor

 


Excelente romance policial. Nada a dever ao mestre Rubem Fonseca .Noir tipicamente nacional. 

Resenha : O retorno de Marçal Aquino à cena literária, dezesseis anos depois do sucesso de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios.

O ano é 1973, um dos períodos mais duros da ditadura militar no Brasil. É num ambiente contaminado pela paranoia que se move Miguel, um agente do setor de Inteligência da polícia civil cuja especialidade é se infiltrar em quadrilhas sob investigação. Numa das operações, ele se aproxima de um grupo de ladrões de carga, tornando-se íntimo de Ingo, o chefe, que não só apadrinha sua entrada no bando como lhe apresenta a irmã, Nádia, com quem Miguel inicia um relacionamento que tem no sexo seu ponto de combustão.

Profissionalmente vaidoso, Miguel acredita que, na hora adequada, não terá dificuldades para romper os laços surgidos durante a operação. Mas as coisas não saem como ele imagina: apaixonado por Nádia, o policial se vê surpreendido por dúvidas sobre de que lado irá ficar quando o cerco se fechar sobre a quadrilha.
Com uma prosa ágil e intensa, Aquino confirma seu nome entre os melhores da ficção brasileira contemporânea. O mundo do crime nunca foi tão sensual quanto em Baixo esplendor.

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Leitura - O Casamento

 


Nelson eh nosso dramaturgo grego . Uns dos maiores senão o maior . Sua Literatura capta a natureza profunda da alma e cria  personagens de inigualável marca. Capta a sociedade pelo seu lado mais obscuro e cínico ." Somos todos uns leprosos" eh ótimo.


 Excelente livro   Resenha: A apenas um dia do casamento de Glorinha e Teófilo, o médico da noiva avisa ao pai dela que seu futuro genro foi flagrado em um incidente homossexual. Esse é o ponto de partida para Nelson Rodrigues desfilar sua genialidade irônica e o humor negro tão característicos de sua narrativa. Escrito por encomenda para Carlos Lacerda, 'O casamento', único romance de Nelson, foi publicado em 1966 e alcançou sucesso extraordinário em poucas semanas. O autor já se preparava para uma brilhante carreira nas livrarias quando foi tomado de surpresa pela notícia da morte de Mário Filho poucos dias após o lançamento do livro. Antes que pudesse se recuperar da perda de seu irmão, o romance foi proibido pelo ministro da Justiça do governo de Castello Branco, tendo sido considerado subversivo e indecoroso.

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Leitura- Tempo de Espalhar Pedras

                                                      


Excelente surpresa este livro de Estevão Azevedo. Tão raro encontrar Literatura de verdade ,seja na criação dos personagens , na construção do espaço . na sofisticação do relato e na criação da estória. Altamente recomendado para leitura e para uma mini série, de preferencia com atores a altura do texto e dos personagens.  

Resenha:

Nova capa, orelha e posfácio inéditos, deste romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura

Uma vila desgastada pelo garimpo é controlada por um inclemente coronel. A desesperança convive com a busca incansável pelos últimos diamantes, e o que move os moradores é o desejo por sexo, poder e fortuna. As pedras simbolizam tudo e determinam as relações. O ódio declarado entre Diogo e Gomes, dois velhos garimpeiros, alimenta a simbiose tóxica entre seus respectivos filhos, Rodrigo e Ximena. Envolta em uma árida atmosfera de vingança, a pulsão erótica definirá o
destino de ambos. Neste romance vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, com palavras de pedra lapidadas de forma extraordinária, Estevão Azevedo conduz habilmente o leitor por uma narrativa poética que apresenta uma realidade brasileira e universal.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Leitura -451 No 45 2021

 

Mais um 451 . Gostei bastante do artigo do Epalanga e do PRP sobre perder um amigo.Gostei da resenha do livro Sovietistão e do Marçal Aquino

sábado, 8 de maio de 2021

Leitura -A Cabeça do Santo

 



Gostei da leitura , apesar de ser  excessivamente baseado em Pedro Paramo em sua linha principal , O livro eh bom mas perde por não ter um caminho próprio do roteiro .Porém eh boa escritora. Serve como exercício de escrita criativa .

Resenha: 

Pouco antes de morrer, a mãe de Samuel lhe faz um último pedido: que ele vá encontrar a avó e o pai que nunca conheceu. Mesmo contrariado, o rapaz cumpre a promessa e faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia, sofrendo todas as agruras do sol impiedoso do sertão do Ceará. Ao chegar àquela cidade quase fantasma, ele encontra abrigo num lugar curioso: a cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de santo Antônio, que jazia separada do resto do corpo. Mas as estranhezas não param aí: Samuel começa a escutar uma confusão de vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, se dá conta de que aquilo são as preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor.

Seu primeiro contato na cidade será com Francisco, um rapaz de quem logo fica amigo e que resolve ajudá-lo a explorar comercialmente o seu dom da escuta, promovendo casamentos e outras artimanhas amorosas. Antes parada no tempo, a cidade aos poucos volta à vida, à medida que vai sendo tomada por fiéis de todos os cantos, atraídos pelo poder inaudito de Samuel. Em meio a esse tumulto, ele irá descobrir a verdade sobre o desaparecimento do pai e se apaixonar por uma voz misteriosa que se destaca entre as tantas outras que ecoam na cabeça do santo.

Já consagrada por seus livros infantojuvenis, a escritora Socorro Acioli agora lança este seu primeiro romance dirigido ao público adulto, que foi desenvolvido na oficina Como Contar um Conto, promovida por Gabriel García Márquez em Cuba.


quarta-feira, 5 de maio de 2021

Leitura - Céus e Terra

                                              


Excelente livro e mais uma boa surpresa .Franklin através de seu defunto mirim nos traz uma visão da vida  e da morte , uma efêmera e fugaz , outra eterna .Ambas as vezes tristes e patéticas mas com olhos críticos sobre nós .Com lirismo e criatividade aborda um tema tão usado - defunto contando estórias- mas sem ser piegas nem repetitivo. 

Resenha: 

Com uma linguagem colorida, lírica e densa, Céus e terra conta a história de três mortes ocorridas em 1974: um cigano, um menino e um lavrador. O menino, chamado Galego, filho de família muito humilde, é decapitado por acidente logo no início da obra, quando então descobrimos que é esse pequeno defunto o narrador de toda a história. Sem piedade pela própria morte e sem sofrimento algum, o fantasma mirim acompanha a vida da cidade: o restaurante que se inaugura no velho casarão, o movimento da barbearia e da farmácia, a morte dos habitantes, os casamentos, a chegada e partida do circo. Nesta trama conduzida com leveza e agilidade, acompanhamos a trajetória do menino sem cabeça que vai se tornando um mito dentro da cidade e um sábio dentro dele mesmo, como se a morte pudesse, de fato, conter a chave de todos os mistérios.


Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...