sábado, 31 de julho de 2021

Leitura - O Descobrimento do Brasil

 

Bom livro sobre a viagem da esquadra sob a ótica náutica elaborada pelo contra-almirante da Marinha . Além de cartas náuticas traz a carta de Pero Vaz . Desenvolve a  tese que a descoberta foi proposital.


Resenha: A obra visa a dar aos leitores perspectivas náuticas da epopeia de Pedro Álvares Cabral. DPHCM,1998

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Leitura- As armas Secretas

 


Creio que esta era uma falha em meu rol de leituras; não ter lido Cortázar . Os contos são elaboradíssimos de uma profundidade literáaria única. Ademais são extremamente criativos .

Resenha: 

Volume que reúne cinco contos, considerado pelos grandes críticos e especialistas na obra do escritor argentino um de seus mais importantes livros. São relatos fantásticos, que trazem duas obras-primas: o conto “O perseguidor”, que é a história de um músico de jazz negro, inspirado no saxofonista Charlie “Bird” Parker; e “As babas do diabo”, que foi levado para o cinema por Antonioni, produzindo o inesquecível Blow-up.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Leitura- Amores Improváveis

 





Não gostei deste livro. Apesar das críticas achei fraco .Pareceu um livro para atender o pedido do editor sem criatividade literária. 


Resenha: No fim do século XIX, em uma cidade à beira da mata e rodeada por fazendas de café, a adolescente Emiliana Vivacqua, filha de imigrantes sardos, desperta para a sensualidade ao conhecer o lavrador e criador de porcos Felício Theodoro, descendente de africanos, índios Puris e europeus, um homem casado e pai de três filhos.

Em Amores improváveis, o jornalista e escritor Edney Silvestre, conta a história de quatro irmãs e seus amores. A obra tem como pano de fundo a travessia do Atlântico por imigrantes vindos para substituir a mão de obra escravizada, o golpe militar da Proclamação da República em 1889, o florescer de São Paulo como metrópole de diversidade étnica no início do século XX, a construção da Madeira-Mamoré na Amazônia, os primeiros sinais da liberação feminina ― e uma trágica consequência para quem ousou desafiar as convenções.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

Leitura- Armadilha para Lamartine

Literatura brasileira em alto nível; Um dos romances mais fantásticos que li nos últimos  anos .De uma sensibilidade e realidade burguesa atroz. Maravilhoso

Resenha:

Armadilha para Lamartine foi lançado originalmente em 1976 (Labor). Sua leitura, comprova que ocupa um lugar à parte na literatura brasileira: a inteligência luminosa de Sussekind continuará a dar prazer ao leitor e a conquistá-lo com temas que não se esgotam, como a relação entre literatura e biografia ou a aparente oposição entre loucura e normalidade. Armado de ironia, bom humor, erotismo e outras graças, Carlos Sussekind, filho - um amável mentiroso que adora capturar leitores -, estende sua rede sobre nós, e para tanto torna-se uma espécie de co-autor dos diários escritos por Carlos Sussekind, pai. Redigidos ao longo de trinta anos, tais diários originalmente possuíam 30 mil páginas. Um pouco do que restou delas está nesta narrativa extraordinária.


segunda-feira, 19 de julho de 2021

Leitura- Seminário de Ratos

 



1o livro que leio de Lygia Fagundes Telles. A 1a impressão foi excelente confirmando seu brilhantismo literário. Excelente livro .Um conto em particular : Sauna eh de uma maestria sem par


Resenha:

Em Seminário dos Ratos, publicado pela primeira vez em 1977, Lygia Fagundes Telles lança mão de toda a sua maestria narrativa para explorar regiões recônditas da psique e do comportamento humanos. Em várias das suas catorze histórias, a autora se aventura pelo fantástico como modo privilegiado de acesso ao real. Mas o fantástico de Lygia recusa as facilidades do chamado realismo mágico, apresentando-se a cada vez de maneira diversa e surpreendente. Alternando tempos narrativos, passando com desenvoltura da primeira à terceira pessoa, usando com destreza o discurso indireto livre, Lygia Fagundes Telles atinge neste livro a proeza de conciliar uma construção literária altamente complexa com uma capacidade ímpar de comunicação com o leitor.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Leitura- Manga- Monster


 Excelente este Manga que foi recomendado em uma resenha. Tenho separado leitura de mangas/quadrinhos  de pelo menos 1 a cada 10 livros

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Leitura- Rui Barbosa -Uma biografia

                                               

Todos deveriam ler a vida de alguns grandes brasileiros. Lista que fica cada vez menor a medida que avançamos no tempo. Rui era como outro grandes de sua época: Barão do Rio Branco , Joaquin Nabuco , Rondon e outros que ajudaram a formar a nação brasileira. Hoje carente de lideranças com credibilidade. Rui ajudou a formar a nossa republica federativa como eh hoje . Além de representar o Brasil no exterior e criar as bases das Ligas da nações futura ONU com seus discursos em Haia.





sábado, 10 de julho de 2021

Leitura- 451 No 47

Achei meio fraco este número da 451. A fora as resenhas da biografia de Fernando Pessoa e a da Policia da Memória-livro que já li , não me causaram interesse
 

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Leitura- Sovietistão

 


Muito bom este livro de Fatland. Bela pesquisa antropológica de países da Ásia Central. Grande prazer na leitura pela profusão de informações .Ótimo saber que o mundo culturalmente ainda mantém características únicas em vários países . E que os do G7 ainda exercem um controle ferrenho de seus satélites a custa da miséria de suas populações .Fazendo de tudo para interferir de todas as formas na política local. A meu ver estes países em que incluo o Brasil sabem que tem que dançar conforme a música para seu país dominante. Bom saber que ainda aqui temos um arremedo  de Democracia com algum grau de liberdade


Resenha:

 Com o colapso da União Soviética em 1991, as cinco repúblicas da Ásia Central até então controladas por Moscou obtiveram a própria independência. Ao longo de setenta anos de domínio soviético, Turcomenistão, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, os países que, das cadeias de montanhas mais altas do mundo ao deserto, antes marcavam a rota da Rota da Seda, de alguma forma passaram diretamente da Idade Média ao século XX. E após vinte e cinco anos de autonomia, todas as cinco nações ainda parecem estar em busca da própria identidade, estreitas entre o leste e o oeste e entre o velho e o novo, no centro da Ásia, cercadas por grandes potências como a Rússia e a China, ou por vizinhos inquietos como o Irã e o Afeganistão. Os contrastes as unem: décadas de domínio soviético coexistem com administrações locais, a exorbitante riqueza do gás e do petróleo com a mais extrema pobreza, o culto à personalidade com costumes arcaicos ainda vitais.

Sovietistão é uma jornada inesquecível pela Ásia Central, uma das regiões mais misteriosas e carregadas de história do mundo, onde as paisagens mais impressionantes da antiga Rota da Seda se sobrepõem às ruínas da utopia comunista.

“Uma narrativa contundente sobre os confins do antigo território soviético

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...