segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Leitura- 50 idéias de Astronomia que você devia conhecer- Giles Sparrow

 

Gosto muito desta coleção . Nao apresenta os temas de forma superficial mas te leva a conhecer e se necessário aprofundar aspectos que achar conveniente


Resenha: Tudo sobre os mistérios do cosmos e as belezas do infinito. Para o astrofísico Neil deGrasse Tyson, o sistema solar deveria ser visto como nosso quintal, não como uma sequência de destinos que percorremos, um de cada vez. Refletir sobre suas palavras requer o conhecimento de importantes conceitos da astronomia, imprescindíveis para a compreensão da natureza e variedade do nosso Universo.

Por esse motivo, 50 ideias de astronomia que você precisa conhecer é leitura obrigatória a todos que desejam compreender os maiores mistérios do cosmos. Em 50 ensaios concisos e bastante elucidativos, o autor Giles Sparrow aborda teorias discutidas há séculos, ao mesmo tempo que reflete sobre temas espantosamente modernos.

Definindo os termos essenciais da astronomia e as descobertas-chave dessa ciência, este livro examina o ciclo de vida das estrelas, a formação dos planetas, a estrutura das galáxias e os enigmas da matéria escura e do multiverso – questões que certamente deixarão você ainda mais envolvido pelos mistérios do Universo e pelas belezas do infinito.

VOCÊ ENCONTRARÁ CONCEITOS COMO: Migração planetária, Planetas-anões, Luas oceânicas, Exoplanetas, Multiverso, Supernovas, Gigantes vermelhos, Estrelas pulsantes, Zona de Goldilocks, Quasares e galáxias ativas.

domingo, 19 de fevereiro de 2023

Leitura- 451No 66













FOLHA DE ROSTO


FICHAMENTO
TEMA LIVRE
CRÍTICA CULTURAL
AS CIDADES E AS COISAS
AS CIDADES E AS COISAS
LAUT — LIBERDADE E AUTORITARISMO
DESIGUALDADES
MEMÓRIA
PSICOLOGIA
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
BIOGRAFIAS
MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO
LITERATURA BRASILEIRA
LITERATURA ISRAELENSE
LITERATURA JAPONESA
LITERATURA
REBENTOS – LITERATURA INFANTOJUVENIL

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Leitura- Só pode ser brincadeira Sr.Feynmam

 



Livro de memórias muito legal. Nos ajuda a entender um pouco da formação mental de gênios e da cultura universitária e de quebra do funcionamento do Projeto Manhattan

Resenha :


Livro de memórias curiosas e fascinantes de físico ganhador do prêmio Nobel.


Richard Feynman foi um gênio incomum. Espirituoso, ele conta os casos mais engraçados e excêntricos desde a infância, quando já se mostrava um menino engenhoso e brincalhão, até o momento em que recebeu o prêmio Nobel, com a personalidade desafiadora e fora dos padrões que o tornou extremamente popular dentro e fora da área acadêmica. Suas palestras sobre física, um marco na vida de outras personalidades extraordinárias, como Bill Gates — que assina uma breve introdução neste livro —, encantaram gerações de estudantes e outros interessados em conhecimento científico de uma maneira geral.

A notável capacidade intelectual de Feynman se iguala ao seu impulso por aprender: instrumentos musicais, pintura, línguas, comportamento humano, biologia... o físico parece uma máquina de absorção de conhecimento, capaz de entender e explicar o mundo de forma inusitada aos seus leitores.

Entre as muitas histórias curiosas reunidas nesta edição, destacam-se os episódios em que ele trocou ideias sobre física atômica com Einstein, quebrou o segredo de cofres que continham informações sobre o programa nuclear, deu aulas e desfrutou do Carnaval no Brasil. Narrador inteligente e bem-humorado, Feynman mostra por que é um dos intelectuais mais adorados de sua geração e até hoje fascina todos aqueles apaixonados por ciências.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Leitura - Mandíbula - Monica Ojeda






 Achei muito bom o livro . Vou querer ler um outro . Uma visão feminina da adolescência e de limites impostos as mulheres . A forma alucinada do livros nos  mostra como as mulheres reagem e caminhos para e entender e psicologia feminina . Não a partir de visões masculinas cheias de preconceitos como os de FREUD e outros  sim uma visão completamente feminina do EU e de seu funcionamento  



Resenha : Neste romance perturbador e polifônico, terrível e hipnótico, Mónica Ojeda recria um mundo do feminino monstruoso, impiedoso e sem limites, onde perigo e desejo reinam como uma fascinante deusa de duas cabeças.

Fernanda, uma insolente estudante do Ensino Médio apaixonada por literatura e filmes de terror, acorda com os pés e as mãos amarrados em uma cabana no meio da floresta. Sua sequestradora, entretanto, não é uma estranha. Trata-se de Miss Clara, a professora de Literatura, uma mulher assombrada pela memória da própria mãe e assediada durante meses por suas alunas do Colégio Bilíngue Delta, uma escola católica de elite. Rapidamente, os motivos do sequestro se revelarão muito mais complexos e sombrios do que a vingança pelos traumas sofridos pela professora.

Com um texto imaginativo e surpreendente, a equatoriana Mónica Ojeda cria neste romance não apenas personagens desconcertantes, mas também uma ambientação perturbadora para uma narrativa de nuances e contornos tênues entre o horror, o desejo e a perversidade, investindo nas relações de professoras e alunas, mães e filhas, irmãs e amigas do coração.

Aqui, o medo e sua relação com os laços familiares, a sexualidade e a violência que espreita o amor estão expressos, várias vezes literalmente, por meio da mordida feroz e do ataque quase sexual, das brincadeiras dolorosas e da confiança quase dependente entre meninas e mulheres que se conectam, mas também se (a)traem. O rapto revelado já nas primeiras páginas será apenas o começo de uma jornada aterradora e viciante pela escrita de Mónica Ojeda.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Leitura- A Mente segundo Dennett - João de Fernandes Teixeira




Pegando ideias da IA Dennett tenta fazer uma nova teoria freudiana com as linhas bases de atuação da IA e neurociência . Para psicologia ,que ainda não se trata de uma ciência matematica parece um grande salto.  Mas ainda não foi descoberto algo que transforme os sentidos e emoções em bits . Creio que jamais será. Um livro chato demais . Excesso de explicações e pouco sentido no geral 


Resenha : João Teixeira, de forma clara e vívida, expressa seu profundo entendimento de minha filosofia, e também de como ela se relaciona com os trabalhos de outros pesquisadores. Ele abriu meus olhos para várias dessas relações, e para alguns dos problemas residuais com os quais estou lidando. Sua abordagem é independente, porém construtiva e justa, e por mais que eu não esteja ainda completamente convencido de suas idéias (há muitas delas para se escolher!) todas merecem uma cuidadosa consideração." (Daniel Dennett)

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...