terça-feira, 30 de maio de 2023

Leitura- Flores do Jardim Botânico - Cecilia Beatriz da Veiga Soares

 

Lindas imagens e descrição das flores com sua localização e época de florescimento . 



Resenha : É com grande satisfação e alegria que apresentamos o livro Flores do Jardim Botâncio do Rio de Janeiro, de nossa diretora e paisagista Cecília Beatriz, patrimônio da Associação de Amigos do Jardim Botânico. Cecília, que durante suas caminhadas pelo Aboreto sempre nos presenteia com suas observações, usa uma linguagem clara e acessível para nos mostrar as belezas da flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Seu olhar gentil e delicado sobre as plantas e suas florações leva-nos a mais que o simples conhecimento dessas espécies que vivem e florescem nesse belíssimo patrimônio natural da cidade.

Leitura- Primavera de cão - Patrick Modiano

 

Excelente escritor. Não havia lido ainda Modiano. Com certeza farei uma nova leitura pois trata-se de uma preciosidade



Resenha : Aos dezenove anos, numa manhã da primavera de 1964, o narrador encontra o fotógrafo Francis Jansen. Ele trabalha em Paris para uma revista norte-americana, foi amigo de Robert Capa, encontrava-se com uma mulher chamada Colette Laurent que agora o procura incessantemente, guarda todas as suas fotos em três maletas, e desaparece sem deixar vestígios.

Homem evasivo e misterioso, Jansen faz parte da galeria de tipos que, como só Patrick Modiano é capaz de descrever, prefere o silêncio e as reticências às palavras. O narrador retorna a bairros afastados, tenta reencontrar pessoas perdidas, e busca romper a camada de silêncio e de amnésia ao seu redor. As silhuetas lhe escapam; depois de trinta anos, os rostos já não estão nítidos. Ele deseja recuperar o passado, para que se torne algo além de fragmentos distantes e ausentes. Tudo lhe causa uma sensação de irrealidade. E é na busca do passado, de Francis Jansen e de tantos outros, que sua identidade é rememorada.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Leitura- O crime do bom nazista - Samir Machado de Machado


Gosto dos livros de Samir . São bem escritos e com estórias interessantes. Este me pareceu de encomenda para uma série de TV. Excessivamente curto .Exceção para a exposição dos fatos relativos a perseguição nazista aos homo-sexuais pouco falados. 


Resenha :A partir de clássicos da literatura policial, como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle, Samir Machado de Machado faz uma releitura e uma homenagem ao gênero, numa trama que traz baronesas misteriosas e espiões comunistas em meio à ascensão do Terceiro Reich e à perseguição nazista aos gays da Berlim dos anos 1930. A isso, O crime do bom nazista combina temas do Brasil contemporâneo, mostrando como questões tristemente atuais podem perdurar por décadas.

domingo, 21 de maio de 2023

Leitura - Mukanda Tiodora - Macelo D`salete

 



Mais um excelente HQ de D´salete. Como sempre explorando mais o traço porém conseguindo transmitir a mensagem da estória de forma suave e delicada.


Resenha :
O novo quadrinho de Marcelo D’Salete, autor dos celebrados livros Angola Janga e Cumbe, ganhador de prêmios como o Jabuti, vários HQ Mix e até um Eisner!


Em meados do século XIX, a população negra seguia construindo seus espaços na cidade de São Paulo. A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos conseguira construir a Igreja do Rosário, e em torno dela promovia celebrações com grande presença africana. A área de matas conhecida como Campos do Bexiga, em torno do córrego Saracura, um refúgio para fugitivos da escravidão, já se transformava em base de uma comunidade negra. Graças ao trabalho escravo, o café enriquecia a cidade, mas nas fazendas surgiam mais e mais quilombos, mais e mais rebeliões...

Ainda que o poder estivesse totalmente nas mãos dos homens brancos (vários deles nem tão brancos assim...), nas ruas milhares de pessoas negras – escravizadas ou livres – trabalhavam em diferentes ofícios – carregadores, lavadeiras, quitandeiras e outros. Entre essas pessoas estava Tiodora, uma mulher escravizada que procura, através da palavra escrita, alcançar sua alforria. Este livro inspira-se nesse momento.

Nova obra de Marcelo D’Salete, Mukanda Tiodora joga luz sobre a São Paulo da década de 1860. Época em que circulavam nos corredores da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco não apenas as ideias abolicionistas, mas também intelectuais negros como o aluno Ferreira de Menezes e esse vulcão chamado Luiz Gama, que ousava enfrentar o escravismo nos tribunais e também em publicações como o Diabo Coxo, que fundou com Angelo Agostini, pioneiro dos quadrinhos brasileiros.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Leitura - Einstein - David Bodanis

 


Excelente biografia . Particular ponto a forma de explicação de suas teorias e suas origens e evolução .



Resenha : Considerado o maior gênio de todos os tempos, Albert Einstein revolucionou a nossa compreensão do Universo. No entanto, nas últimas décadas de sua vida ele foi ignorado pela maioria dos cientistas em atividade, e suas ideias foram combatidas até mesmo por seus amigos mais próximos.

Grande estudioso da vida e das ideias de Einstein, o premiado escritor David Bodanis recria a trajetória do físico revolucionário – desde a infância até seus últimos anos. Mergulhando nas escolhas e insights de seu biografado, Bodanis examina de que maneira o estudante cético e errático se transformou no cientista mais brilhante do mundo para depois se converter em uma celebridade isolada e destituída de sua antiga aura divina.

Biografia íntima que aborda tanto a vida pessoal de Einstein, com seus romances e rivalidades, quanto seus objetivos e conquistas científicos, este livro revela o que devemos a Einstein – e quanto mais ele poderia ter alcançado se não fosse por suas imperfeições demasiado humanas.

domingo, 14 de maio de 2023

Leitura - A Guerra do Farrapos

 

Resumo muito resumido o que torna a estoria confusa para quem nao conhece por causa do excesso de participantes. Mas com pequeno esforço da para perceber o conjunto e principais eventos


Resenha: A Revolução Farroupilha é um dos mais importantes eventos históricos do Brasil e A Guerra dos Farrapos é a mais notória quadrinização dessa epopeia rio-grandense. Escrita por Tabajara Ruas, esta adaptação traça um panorama que contempla os principais aspectos e personagens da guerra civil de 1835, reconstituída no inconfundível traço do mestre Flavio Colin.

sábado, 13 de maio de 2023

Leitura - Fawcett - Andre Diniz e Flavio Colin

 




Já havia lido o Livro de Calado sobre Fawcett e compre a HQ para Bruno. Muito boa HQ .Personagem íncrivel


Resenha: Em busca de um cidade perdida e dos tesouros guardados nela, o coronel britânico Percy Harrison Fawcett embrenhou-se nas selvas brasileiras em 1925, numa missão sem volta. Ninguém jamais soube de fato o que aconteceu com o explorador, mas ele entrou para a história como um dos maiores aventureiros de todos os tempos, uma verdadeira lenda!

Leitura - Estórias Gerais - Wellington Srbek e Flávio Colin

 

Excelente Graphic Novell .  Boas estórias e um ótimo traço de Colin


Resenha: Produzido entre janeiro e outubro de 1998, Estórias Gerais é considerado um dos melhores quadrinhos brasileiros já criados. Trazendo roteiro de Wellington Srbek e desenhos de Flavio Colin, a história em quadrinho se passa no sertão mineiro da década de 1920, em meio a coronéis e jagunços, disputas entre bandos rivais e pequenas narrativas fabulosas que se amarram em uma trama maior.


Publicado originalmente de forma independente em 2001, o álbum recebeu no ano seguinte o Troféu HQMIX de Melhor Graphic Novel e Melhor Roteirista Nacional e o Troféu Angelo Agostini de Melhor Roteirista e Melhor Desenhista. Teve uma edição lançada pela Conrad em 2007 e agora ganha o relançamento em edição definitiva de colecionador.

domingo, 7 de maio de 2023

Leitura- Doze Cézares - Mary Beard

 


Leitura - 451No 69

 


Leitura- 451 N#68

 


Gostei das resenhas sobre as Drogas psicodélicas e do livro do Carrere


Indice:

#68


FOLHA DE ROSTO

Silvia Gomez — Renato Parada 


FICHAMENTO

Martha Batalha — Iara Biderman 


CRÍTICA CULTURAL

Garotas brancas, de H. Als — Paulo Roberto Pires


TEMA LIVRE

Estar viva — Djaimilia Pereira de Almeida 


PERSPECTIVA AMEFRICANA

Obviedades que precisam ser ditas — Juliana Borges 


DESLEMBRAMENTOS

Uma casa na marginal de Luanda — Ondjaki 


AS CIDADES E AS COISAS

O discurso e a cidade, de A. Candido — Bianca Tavolari


LIBERDADE E AUTORITARISMO

Democracia e verdade, de S. Rosenfeld — Renata Nagamine


DESIGUALDADES

Sexta-feira é o novo sábado, de P. Gomes — Marcos Hecksher 


CIÊNCIAS SOCIAIS

Maneiras de ser, de J. Bridle, e Terra arrasada, de J. Crary — Kelvin Falcão Klein 


DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Sob efeito de plantas, de M. Pollan — Carlos Minuano 


LIVRO E LEITURA

A fantástica fábrica de censurar livros — Silvana Tavano 


CAPA · CRÍTICA LITERÁRIA

O memorial acadêmico de A. Candido — Mariana Luz Pessoa de Barros 


Formação da literatura brasileira e Iniciação à literatura brasileira, de A. Candido — Sérgio Alcides 


Literatura e sociedade, de A. Candido — Mário Augusto Medeiros da Silva 


Retrospectiva da crítica literária no Brasil — Yasmin Santos 


LITERATURA BRASILEIRA

A segunda morte, de R. Taddei  — Ana Cristina Braga Martes 


Louças de família, de E. Marques — Munah Malek 


O congresso dos desaparecidos, de B. Kucinski — Marcelo Rubens Paiva 


LITERATURA

Os corações perdidos, de C. Ng — Kelly Ribeiro 


Entrevista com Emmanuel Carrère — Helen Beltrame-Linné 


LITERATURA JAPONESA

  Adeus, meu livro!, de K. Oe — Guilherme Magalhães


  A morte de L. Matsumoto — Thiago Borges


REBENTOS

  Árvores, de P. Socha — Maria Guimarães 


Leitores de carteirinha — Miriam Samara F. dos Santos e Alessandra Ribeiro Rodrigues


sexta-feira, 5 de maio de 2023

Leitura- Ramsés o Filho da Luz - Christian Jacq


Literatura de péssima qualidade. Um livro vazio parecendo ter sido escrito para jovens de 12 anos. Um livro deste ter se tornado best seller mostra o nível mundial de qualidade da leitura da humanidade e de obras . 

Resenha: Quando evocamos a grandeza do Egito Antigo, um nome vem imediatamente à nossa mente: Ramsés, o faraó que reinou durante 60 anos, combateu inúmeros inimigos e cujos feitos estão talhados em esculturas nos templos egípcios e em narrativas poéticas.

No primeiro volume desta magnífica saga, "O Filho da Luz", Ramsés acalenta anseio de torna-se o sucessor ao trono. Contudo, Ramsés não é o filho primogênito, e essa primazia naturalmente será destinada a chenar, seu irmão mais velho. Mas, quem realmente sucederá Sethi? O Calculista e ambicioso Chenar? Ou o apaixonado e vigoroso Ramsés? Secretamente, Sethi inicia o filho mais novo à sagrada e suprema função. As provações e armadilhas mortais se multiplicarão. Conseguirá Ramsés escapar às intrigas do irmão? Saberá escolher entre a apaixonada Iset a Bela e a misteriosa Nefertari? Ramsés só poderá contar com a amizade de alguns amigos fiéis: Ameni, o escriba; Moisés, seu condiscípulo hebreu; e Setaou, o encantador de serpentes. Assim se inicia a jornada apaixonante do heroí egípcio conhecido como "O Filho da Luz", em um mundo repleto de sabedoria, que será paulatinamente desvendando a cada volume da Série Ramsés.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...