sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Leitura- Um Escândalo na Boêmia e outras aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

 



Resenha : O conto "um escândalo na boêmia" faz parte da coletânea de contos mais conhecida do autor e cativou a todos desde que foi apresentado ao público, tornando - se uma das histórias mais famosas do detetive. Neste livro, você encontra essa e outras aventuras.


segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Leitura- 451 No73

 


#73


FOLHA DE ROSTO

FICHAMENTO

CRÍTICA CULTURAL

ONDE QUEREMOS VIVER

DESLEMBRAMENTOS

PERSPECTIVA AMEFRICANA

AS CIDADES E AS COISAS

DESIGUALDADES

LAUT — LIBERDADE E AUTORITARISMO

LIVROS E LIVRES

CIÊNCIAS SOCIAIS

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

MEMÓRIAS DO CHILE

LITERATURA

LITERATURA JAPONESA

LITERATURA BRASILEIRA

REBENTOS

MÚSICA

domingo, 17 de setembro de 2023

Leitura- A Volta de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

 


Como sempre excelente. 



Resenha: Depois de escapar de seu inimigo Moriarty nas cataratas de Reichenbach, na Suíça, Sherlock Holmes reaparece em Londres três anos mais tarde. Com a colaboração do fiel Watson o detetive volta a usar sua inteligência analítica na neblina densa da capital inglesa, desvendando os mistérios mais complexos no combate incansável às tramas dos criminosos. A volta de Sherlock Holmes contém, ao todo, treze aventuras, entre elas: “A casa vazia”, “Os dançarinos”, “A Escola do Priorado” e “A segunda mancha”.

Leitura - O Dia de um Opritchnik-Vladimir Sorokin

 

Excelente Livro. Crítica feroz ao governo soviético e a cultura russa. Muito bom



Resenha : Bebendo tanto nas vanguardas literárias como na cultura pop contemporânea, o russo Vladímir Sorókin é um dos escritores mais originais da atualidade. Após ter seus livros incendiados em praça pública, em Moscou, por partidários do governo, ele publicou em 2006 o romance O dia de um oprítchnik, uma espécie de Um dia na vida de Ivan Deníssovitch às avessas, pois, ao contrário de Soljenítsin, Sorókin conta sua história do ponto de vista do carrasco.

Neste livro passamos um dia em companhia de Andrei Komiága, membro graduado da Oprítchnina — a violenta guarda de elite do tsar Ivã, o Terrível —, recriada por Sorókin no ano de 2027, em uma Rússia ao mesmo tempo soviética, medieval e futurista. Em meio a execuções sumárias, negociações de suborno e orgias regadas a drogas, narradas em primeira pessoa pelo miliciano, vamos conhecendo as particularidades dessa realidade distópica, estranhamente parecida com a realidade atual, que inclui a construção de uma gigantesca muralha isolando o país da Europa (porém mantendo o fornecimento de gás), a dependência crescente da tecnologia chinesa e a vigilância constante e intimidadora de um líder autocrata, cruel e moralista.

Com verve excepcional e uma imaginação sem limites, Sorókin construiu uma narrativa ágil e enxuta, na qual cada detalhe vale por um verdadeiro mergulho na cultura russa.

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Leitura- As Aventuras de Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle

 

Como sempre , como diversão , não tem erro ler Conan Doyle


Resenha : Sherlock Holmes é um detetive britânico enigmático e pedante do final do século XIX e início do século XX. Ele utiliza a metodologia científica e a lógica dedutiva para solucionar seus casos e conta com a ajuda de seu fiel amigo e parceiro dr. Watson. Observação, perspicácia e um pouco de intuição são alguns dos instrumentos usados por Sherlock Holmes para desvendar os seis curiosos casos reunidos nesta obra e narrados pelo atento doutor Watson.

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Leitura- Morra ,Amor- Ariana Harwicz

 

Livro que traz a tona os pensamentos mais subterrâneos do ser-humano e que normalmente ficam represados pelo no superego. Aqueles que tem ele mais frouxo navegam nestes mares de loucura frequentemente .


"Em uma região esquecida do interior da França, uma mulher luta contra seus demônios: ao mesmo tempo que abraça a exclusão, deseja pertencer; que almeja a liberdade, sente-se aprisionada; que anseia pela vida familiar, quer botar fogo na casa.

Casada e mãe de um bebê, ela se sente cada vez mais sufocada e reprimida, apesar de o marido aceitar seu estranho comportamento. A condição feminina, a banalidade do amor, os terrores do desejo, a maternidade e a brutalidade inexplicável “de levar seu coração com o outro para sempre” – esse romance aborda todas essas questões com uma intensidade crua e até mesmo selvagem.

É impossível sair ileso de Ariana Harwicz: em um texto corajoso que explora os efeitos desestabilizadores da paixão e da sua ausência, imerso na psique de uma protagonista feminina à beira da loucura, Morra, amor tem uma prosa irreverente e um lirismo sem remorsos, constituindo uma experiência de leitura viciante.
O livro foi adaptado para o teatro na Argentina e em Israel e teve grande reconhecimento da crítica internacional. Publicado originalmente em 2012, é a primeira parte de uma trilogia “involuntária”, chamada por Harwicz de “trilogia da paixão”, tendo em vista que os três livros exploram a relação entre mães e filhos. Dela também fazem parte os romances La débil mental [A débil mental], de 2015, e Precoz [Precoce], de 2016. Harwicz também é autora de Degenerado (2019).

Por que ler este livro?

• O livro trata com coragem um tema ainda considerado tabu pela sociedade: o sentimento de inadequação da mulher à maternidade.

• A prosa é caracterizada por violência, erotismo, ironia e crítica aos clichês que envolvem as noções de família e as relações tradicionais.

• Comparada a Virginia Woolf, Sylvia Plath, Clarice Lispector e Nathalie Sarraute, Ariana Harwicz é uma das figuras mais radicais da literatura argentina contemporânea.

• Em 2018, a versão em inglês de Morra, amor (Die, my love) foi indicada ao prestigioso Man Booker Prize."

Leitura - A Piscina ,Diário de gravidez e Dormitório - Yoko Ogawa

 

2o livro que leio de Yoko Ogawa. É um escritora competente mas nao brilhante .Porém seus livr4os trazem um que de desconforto tão importante na Literatura 



Resenha : As três novelas do volume, cada qual a seu modo, tocam em dois temas caros a Yoko Ogawa: memória e ausência.

Em A piscina, a jovem Aya precisa lidar com o amadurecimento que a deixa entre a lembrança de um passado mais simples, que fica para trás, e o vislumbre de um futuro complexo, difícil e sofrido. Amadurecer será para ela conciliar os novos sentimentos e uma época em que “não conhecia a tristeza nem a dor no coração”.

Diário de gravidez, é narrada mesmo em forma de diário pela irmã da grávida. Yoko Ogawa usa a força da sugestão para gerar algo que a um só tempo existe e não existe — uma versão literária do gato de Schrödinger, por assim dizer. Várias entradas do diário descrevem uma gravidez que parece um delírio. Mas, se é mesmo o caso, quem será que delira: a narradora, a irmã ou os leitores?

Em Dormitório, uma mulher retorna ao dormitório universitário em que viveu durante os tempos de estudante, nos arredores de Tóquio. O local, administrado por um estranho professor, aos poucos se deteriora e deixa de ser como a mulher recorda. Seu retorno é como o de alguém que vai à periferia de uma mente e lá encontra memórias que aos poucos desaparecem ou se transformam.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...