domingo, 31 de dezembro de 2023

Leitura - A Segunda Morte -Roberto Taddei

 

Alguém recomendou este livro como um dos melhores de 23 .Ou recebe jabá , ou eh parente ou lê muito pouco e não sabe reconhecer boa literatura. Um livro para ler e esquecer.


Resenha :  Um homem deixa misteriosamente sua vida pregressa rumo a uma comunidade litorânea. Relato incisivo sobre a desagregação física, familiar e social, A segunda morte traz uma singular descrição da velhice e do encontro humano com a morte.

“Ele vê a mata escura da serra acender no retrovisor, rajada pelo vermelho das luzes quando pisa no freio, e outra vez o mundo atrás de si desaparece no breu.” Assim começa este breve romance, numa descida, espécie também de fuga, com um personagem que deixa uma vida para trás. Na direção do mar, uma vila de pescadores do litoral, é para onde ruma Gustavo, um homem de quase oitenta anos, na companhia apenas do peso lento do próprio declínio. Com uma prosa direta, Roberto Taddei nos conduz ao território da finitude e do poder masculino devastado. Se é na doença que o corpo percebe mais profundamente a si mesmo, A segunda morte é a narrativa de uma sensibilidade aguçada, que aos poucos vai sendo tocada por tudo ao redor ― da umidade da vegetação costeira às luzes fracas dos barcos no mar; da interação com os habitantes locais à atmosfera misteriosa das trilhas por rochas e encostas. Em suas páginas, o realismo ― e a consciência humana ― se desfaz num tom mágico, de estranhamento. Uma queda e uma ascensão. A dissolução da vida no grande mistério.

“Com uma escrita vigorosa, Roberto Taddei nos apresenta uma espécie de estudo lúcido e honesto sobre a finitude. Trata-se de uma investigação profunda da condição humana e de nossa precariedade diante da vida.” ― Jeferson Tenório

“Gosto da maneira como o autor omite informações que, ainda que pareçam fundamentais, a rigor seriam supérfluas ― o motivo que leva o protagonista a querer desaparecer é uma delas. O livro é muito bom.” ― Paulo Henriques Britto




quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Leitura- O Método Siciliano- Andrea Camilleri

 


Os livros de Camilleri são para os amantes de sua leitura agradável


Resenha : Na Sicília, nem as artes dramáticas estão a salvo da violência

Neste romance, que é o antepenúltimo da série com o célebre comissário Salvo Montalbano, Andrea Camilleri visita, como em poucas obras suas, um universo que lhe era caro e familiar: o teatro e as artes cênicas. Tendo trabalhado com teatro e lecionado direção, Camilleri está à vontade neste romance tragicômico. Aqui o patético da vida humana e da velhice é minuciosamente tecido com a violência social e doméstica tão presente na ­Sicília e com a imorredoura vontade de viver que muitas vezes leva as pessoas a ações tresloucadas.

Mimì Augello, auxiliar de Montalbano, descobre por acaso um cadáver jazendo pacificamente no quarto de um apartamento. Quando a força policial para lá retorna oficialmente, é como se o cadáver tivesse desaparecido num passe de mágica. Em seguida, outro corpo surge, morto por esfaqueamento: o de Carmelo Catalanotti, usurário que dirigia uma companhia de teatro amador com métodos de direção de atores mais do que questionáveis. Estarão as duas mortes relacionadas?

Dramaturgia e realidade se fundem, cadáveres podem desaparecer como numa pantomima e uma colega de trabalho faz com que o comissário sinta um desejo e uma paixão há muito adormecidos – tudo isso em uma narrativa vertiginosa e magistral, digna das melhores obras do autor."

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Leitura- O Diário de um louco - Contos Completos - LU Xun

 Excelente livro de contos . Muito bomk ler livros de cultura variada e conceitos de vida diversos. Recomendo



Resenha : Contos completos de Lu Xun, o principal escritor chinês do século XX, são um retrato agudo das tradições e mitos da China. Considerado o maior escritor chinês do século XX, Lu Xun (1881-1936) se destacou sobretudo por seus contos, reunidos aqui em O diário de um louco – Contos completos de Lu Xun, que compreende as três coletâneas de histórias curtas publicadas pelo autor: O grito, Hesitação e Histórias antigas recontadas. Nelas se encontra um autor irônico e profundamente crítico das tradições de seu país, e também um painel de tintas fortes da cultura chinesa, sua rotina e seus mitos. Lu Xun destacou-se pela sutil mordacidade com que aborda o modo de ser e pensar dos chineses, e procurou trazer para sua obra literária as influências que recebeu de autores europeus, sobretudo os russos, além das novidades da ciência “estrangeira”, como o evolucionismo darwinista e a medicina moderna. Muitos de seus contos abordam costumes arcaicos, entre eles a ingestão de pão embebido em sangue humano como medicamento, a obrigatoriedade draconiana do uso de tranças e a posição subalterna das mulheres na sociedade chinesa. O olhar crítico intercala-se com contos que elogiam o amor conjugal e fraternal; outros ainda abraçam o elemento fantástico das fábulas chinesas.


Leitura- 451 No 76

 






                                                                                                                  #76


OS MELHORES LIVROS DO ANO

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Leitura - 451 No # 75



Comprei o livro de contos indígenas para Magali e já havia lido o de Marcelo Da `Salete : Mutanda Tiodora e Paraíso de Gurnah e vou comprar o de Sarr que já esta na lista

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...