sábado, 28 de junho de 2025

Leitura- Histórias da Matemática - Marcelo Viana




Não gostei. Achei que inves de ser enciclopédico seria mais matemático nas histórias. Pouca profundidade nas teorias e  informação em excesso


Com prosa clara, repleta de humor e de histórias fascinantes sobre figuras eminentes e problemas importantes da matemática, o matemático (e cronista) Marcelo Viana desvenda para o leitor não apenas a relevância da disciplina, mas também seu encanto.

Partindo de Pitágoras, passando por Newton e pela explicação de como Fibonacci ensinou os europeus a contar, o autor chega às questões contemporâneas, como a bola de futebol da Copa do Mundo, o funcionamento da brincadeira de amigo secreto e os tradutores automáticos turbinados pela inteligência artificial. Iniciados e não iniciados em matemática terão neste livro uma fonte de prazer e conhecimento, com rigor, clareza e graça raramente reunidos em uma mesma obra sobre o tema.

Leitura - Meus prêmios -Thomas Bernhard

Gostei muito do estilo da escrita e de seu jeito irônico de descrever as situações . Devo ler um romance para avaliar melhor .  Tem um estilo 



Resenha: Escrito na primeira pessoa, "Os Meus Prémios" é um relato irónico e cru da relação que os escritores têm com os prémios que recebem e a que concorrem. As cerimónias de entrega de prémios, as felicitações, os discursos de agradecimento, até as roupas que vestiu, nada escapou à memória deste escritor diversas vezes galardoado. É Thomas Bernhard no melhor da sua arte narrativa e um acontecimento literário no vigésimo aniversário da sua morte.

terça-feira, 24 de junho de 2025

Leitura- Lereias - Valdomiro Silveira


Excelente livro : Um pouco pesado no dialeto pois a grande maioria das palavras eh desconhecida e  se torna necessário o uso do dicionário que vem junto .


RESENHA : Considerado um dos fundadores do regionalismo, Valdomiro Silveira notabiliza-se por ter, nos contos sobre o mundo rural, o foco dirigido para o homem caipira. Em Leréias um narrador caipira conta a história a um interlocutor culto, que, entretanto, é apenas referenciado no texto. Essa técnica permite a homogeneidade na linguagem utilizada: não há distância entre o falar culto e o dialetal da personagem. Além disso, ou por causa disso mesmo, não se tem o olhar superior do narrador sobre o mundo narrado. Os contos deste livro atestam o profundo humanismo do autor.

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Leitura- Casas Estranhas - Uketsu





Comprei por curiosidade pela fama. Mas é fraco .Leitura morna e para que quer algo como um produto de beleza.


Resenha :

Fenômeno no Japão, primeiro livro de autor misterioso narra história eletrizante em que casas macabras escondem horrores inesperados

Em um bairro residencial tranquilo em Tóquio, uma casa chama a atenção de um casal que está prestes a ter seu primeiro filho. A construção é relativamente nova, bem iluminada, perto de uma estação de trem, com entorno arborizado — à primeira vista, parece ser a opção perfeita. No entanto, um detalhe intrigante faz com que hesitem: no térreo, entre a cozinha e a sala, existe um espaço misterioso.
Em busca de explicações sobre o que pode ser aquilo, os potenciais compradores entram em contato com um escritor fascinado por ocultismo, acostumado a ouvir histórias de fantasmas e experiências estranhas. Auxiliado por um conhecido, especialista em arquitetura, ele se debruça sobre a planta baixa do local e logo descobre que, na verdade, a casa esconde outros pontos bizarros — portas duplas, quartos sem janelas, cômodos com disposições estranhas — que os fazem perceber que a situação é mais aterrorizante do que eles imaginavam.O que será esse espaço misterioso, e por que ele existe? Quem seriam os antigos donos da casa, que desapareceram de forma tão repentina? Que coisas horríveis teriam acontecido ali? E seria realmente possível descobrir o segredo por trás de tudo? O escritor e seu colega não conseguem resistir ao desafio de ir atrás dessas respostas… Mas mal sabem que podem acabar se deparando com uma realidade macabra e inesquecível.

domingo, 8 de junho de 2025

Leitura- Ermos e Gerais -Bernardo Élis

 


Excelente livros de contos .Não conhecia Bernardo o que era uma falha enorme . Traz as visões de um Brasil verdadeiro e culturalmente rico

Resenha : Bernardo Élis nasceu em Corumbá de Goiás, em 1915. Em 1924, menino, presenciou, na sua terra natal, a marcha dos revoltosos de Prestes. Filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro em 1944. A dimensão do político, conhecida por acaso, converte, mais tarde, o jovem escritor num ficcionista engajado. Desse modo, a partir da sua região, Bernardo Élis produzirá uma literatura permeada pela realidade humana e social. Ermos e gerais, de 1944, seu livro de estréia, situa-se no que podemos denominar um regionalismo que segue o paradigma do romance de 30. As suas narrativas compreendem casos, fábulas típicas em linguagem típica, que ilustram a fala e a conduta de um grupo apartado dos centros de decisão. São narrativas que encenam histórias num espaço aberto, desabitado, e num tempo degradado, sem grau, sem qualidade, sem dignidade. Ao lado de Bernardo Élis, nessa época, década de 40 do século passado, encontraremos escrevendo também uma literatura com marcas regionais: Herberto Sales, Francisco Martins, Dalcídio Jurandir, Jorge Amado, José Condé, José Lins do Rego, Adonias Filho, Guimarães Rosa e, logo depois, na década de 50, Mário Palmério e J. J. Veiga."


Leitura - Nejishiki - Yoshiharu Tsuge

  Tsuge alargou a arte de quadrinhos . Suas histórias fazem refletir e sao uma mistura de sonhos , desejos e alucinações. Para poucos e maio...