domingo, 31 de agosto de 2025

Leitura - O Rochedo de Tânios- Amin Maalouf

 



O livro a meu ver não começa bem , porém depois melhora muito . Mas o conteúdo histórico poderia ser melhor trabalhado 

Resenha :

Vencedor do Prêmio Goncourt de 1993, é um romance fascinante que entrelaça história e lenda no cenário montanhoso do Líbano do século XIX. Em um tempo turbulento, marcado pelas disputas entre o Império Otomano, o Egito e as potências europeias, acompanhamos Tânios, um jovem aldeão cuja ascendência é envolta em rumores. O assassinato de um líder religioso desencadeia uma sequência de eventos que levam Tânios ao exílio, lançando-o numa jornada pelo Mediterrâneo, onde se torna intermediário entre poderes rivais e figura central de uma lenda.

Amin Maalouf, com sua prosa envolvente, conduz o leitor por um mundo onde o amor, a vingança e o destino moldam o curso de vidas e nações. Tânios, o jovem de cabelos precocemente brancos, é o símbolo de uma fatalidade que “passa e repassa por nós como a agulha do sapateiro através do couro”. Ao lado de personagens inesquecíveis – um xeique ambicioso, um monge cronista, uma prostituta georgiana e um patriarca à espera da morte –, o romance reflete sobre as origens das lendas e a fragilidade da experiência humana. Uma narrativa rica em mistério e emoção que, ao acompanhar a trajetória de Tânios, desvenda um Oriente em conflito, onde lendas nascem das cinzas de vidas despedaçadas e o destino se impõe como uma força inevitável.

“Um contador de histórias maravilhoso.”
Alain Jacob

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Leitura- O Diabo e outras estórias - Liev Tostoi

 


Como sempre é maravilhoso ler um escritor que domina a Literatura 


Resenha : Cinco pequenas obras-primas do grande escritor russo Liev Tolstói (1828-1910) mais conhecido como autor de vastos romances como Guerra e paz. Os contos cobrem o período entre 1858 e 1904 e abordam temas como a natureza o amor a injustiça a morte e a moral com grande maestria compositiva e versatilidade estilística.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

Leitura - Os perigos de fumar na cama - Mariana Enriquez





 Nada demais . Uma boa resenha nao necessáriamente te leva a um bom livro .



Resenha : Novo livro de Mariana Enriquez reúne doze histórias de terror perturbadoras, que modernizam o gênero.

Uma menina descobre ossos no quintal, e não são de um animal. Uma cena bucólica de verão, garotas se banhando no lago de uma pedreira, transforma-se num inferno motivado por ciúme e inveja, com consequências terríveis. Um homem marginalizado semeia desgraças em um bairro rico após ser maltratado. Barcelona se transforma em um cenário perturbador, marcado pela culpa e do qual é impossível escapar. Uma presença fantasmagórica busca um sacrifício em um balneário. Uma garota que tem fetiche por homens com doenças cardíacas. Uma estrela do rock vítima de uma morte horrível é homenageada por fãs de um jeito inimaginável.

Um sujeito que filma clandestinamente casais transando e mulheres de salto alto andando pelas ruas recebe uma proposta que mudará sua vida. Neste aclamado livro de contos, Mariana Enriquez reúne doze histórias que vão do gótico ao horror, com um amplo repertório de recursos narrativos inspirados nos clássicos do gênero: fantasmas, bruxas, brincadeiras com espíritos, visões e mortos que voltam à vida. Mas, muito além de apenas revisitá-los, ela renova o gênero de terror, demonstrando mais uma vez a força de sua voz radicalmente contemporânea. Suas histórias mergulham no sinistro que espreita o cotidiano, exibem um erotismo obscuro e tecem imagens poderosas cuja marca é inegável.

Quem gostou de As coisas que perdemos no fogo e Nossa parte de noite tem agora a oportunidade de adentrar mais uma vez a mente fantástica dessa autora, que se conecta com mestres da literatura como Shirley Jackson, Thomas Ligotti e Julio Cortázar. Mariana Enriquez perscruta os abismos mais sombrios da alma humana, as correntes ocultas da sexualidade e da obsessão.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Leitura - Sobre a vida feliz & a tranquilidade da alma -Sêneca

 

Me tornei estóico por necessidade da vida. Nao por procurar algo que me desse tranquilidade e sim por descobrir que a forma pelo qual levo a vida se enquadra perfeitamente na filosofia. 



Resenha :
Esta edição reúne dois ensaios atemporais de Lúcio Aneu Sêneca, um dos mais importantes sábios da filosofia estoica. Em Sobre a Vida Feliz, Sêneca explora ideias acerca da felicidade, do propósito da vida e como alcançar uma existência plena e significativa. Distanciando-se das noções tradicionais de riqueza material, dos prazeres efêmeros e do sucesso externo, o filósofo argumenta que a verdadeira felicidade reside na virtude e na sabedoria. Já em Tranquilidade da Alma, o sábio traz uma visão profunda e prática sobre como buscar a paz interior em meio às agitações e perturbações cotidianas, ressaltando o cultivo da razão, da autodisciplina e da reflexão como meios de alcançar um estado de serenidade tão necessário diante das pressões da vida moderna. Esta edição especial traz capa dura com acabamento almofadado, conferindo um toque de elegância e durabilidade à obra. Além disso, inclui um marcador de páginas de fitilho, proporcionando aos leitores uma experiência ainda mais prazerosa. Uma obra indispensável na biblioteca de qualquer leitor.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Leitura - 451 No #96

 

Um dos melhores artigos de crítica literaria que já li temos neste numero. DE outro planeta sobre Sayaka Murata de Elif Batuman .Fantástico e descobridor de novas realidades .


Resenha :


De outro mundo • A Quatro Cinco Um de agosto traz na capa a escritora japonesa Sayaka Murata. Em um longo perfil, Elif Batuman disseca o olhar alienígena que a autora de Terráqueos e Querida konbini lança sobre o mundo. A tradução é de Odorico Leal e as fotografias de Basso Cannarsa.

Djaimilia Pereira de Almeida • Catulo • Bora Chung • Fabrício Corsaletti • Paula Lopes Ferreira • Madalena Sá Fernandes • Han Kang • Daniel Kondo • Marcelo Leite • Alvaro Machado • Karl Marx • Augusto Massi • Lira Neto • Astrid Roemer • Fernando Rosas • Neige Sinno • Adam Joseph Shellhorse • Jean Wyllys



terça-feira, 5 de agosto de 2025

Leitura- Além das idéias de certo e errado -Rumi



Gosto muito da cultura árabe.Muito rica . E os contos Sufi meus preferidos. Quiz ler sobre Rumi um dos maiores poetas árabes e que criou a Sama da dança dos dervixes 




Resenha : Há cerca de 800 anos, um poeta dançarino girava em êxtase místico enquanto recitava poemas a seus discípulos. Ele girava em torno de si mesmo e de um ponto imaginário. Como um planeta pequenino que, desnorteado em pleno cosmos, encontra sua base na gravidade de um sol, o poeta sempre teve Allah como alicerce, e nada do que tenha escrito ou ditado em sua vida jamais esteve dissociado do Sol dos sóis. Seu nome era Rumi, ou Jalal ud-Din Rumi ele foi um poeta, jurista e teólogo sufi persa do século XIII. Seu nome significa literalmente “Revelador da Religião”: Jalal significa “revelador” e Din significa “religião”. Rumi é, também, um nome descritivo cujo significado é “o romano”, pois ele viveu grande parte da sua vida na Anatólia (atual Turquia), que era parte do Império Bizantino dois séculos antes. Em "Além das ideias de certo e errado", Rafael Arrais volta a traduzir e comentar a vasta obra poética do grande expoente do sufismo, o misticismo do Islã. Dando continuidade ao que foi iniciado em outra obra, "A dança da alma", o tradutor, que hoje também é praticante do sufismo, se aprofunda ainda mais nos abismos poéticos de Rumi, enquanto aproveita para complementar o livro com alguns poemas de Shams de Tabriz (o grande amigo de Rumi) e Rabia Basri (a santa sufi que o precedeu e inspirou). Ao final, ainda temos um relato pessoal da experiência do tradutor com o sufismo no Brasil. São mais de 100 poemas místicos à espera de serem desvelados e degustados. Boa jornada!

Leitura- Cadelas de aluguel - Dahla de La Cerda

Resenha : As protagonistas das treze histórias de  Cadelas de aluguel  são mulheres atravessadas pela violência ― mas a forma passiva não é ...