domingo, 23 de novembro de 2025

Leitura - O Bom do Alzheimer- Claudia Alves

 





Criadora do canal O bom do Alzheimer, com mais de 1 milhão de inscritos em suas redes sociais, Claudia Alves conta como a doença transformou a relação com sua mãe, Francisca, e trouxe à tona uma nova forma de amar.




Livros de boas dicas e recomendações para quem eh cuidador . 



Resenha : 

Este livro é um guia para quem busca transformar a convivência com seus entes queridos, trazendo não só orientações úteis, mas também inspiradoras reflexões sobre como criar momentos de alegria e grande beleza.

É também um convite para enxergar o Alzheimer de uma nova maneira e descobrir que, mesmo nas dificuldades, há espaço para amor, aprendizado e superação.

Durante anos, Claudia Alves e sua mãe, Francisca, viveram sob o mesmo teto, dividindo a rotina, mas sem demonstrações frequentes de afeto. Nem mesmo os momentos difíceis da infância e adolescência de Claudia foram capazes de estreitar os laços entre as duas.

Tudo mudou em 2010, quando Francisca foi diagnosticada com Alzheimer, aos 76 anos. Mas, em vez de enxergar a doença apenas como uma perda, Claudia viu nela uma oportunidade única de ressignificar sua relação com a mãe.

Conforme as memórias de dor se apagavam, um novo vínculo foi construído, feito de carinho, paciência e dedicação. Aos poucos, mãe e filha aprenderam a se comunicar por meio do amor, tornando a convivência mais leve e repleta de momentos felizes.

A experiência transformadora levou Claudia a criar um método de cuidado amoroso que já ajudou milhares de famílias a enfrentarem o Alzheimer com mais humanidade e empatia. Hoje, sua história inspira aqueles que buscam fortalecer os laços familiares, mesmo diante dos maiores desafios.

sábado, 22 de novembro de 2025

Leitura- O Punho e a Renda -Edgard Telles Ribeiro

 Livro que mostra aspectos desconhecidos do submundo da ditadura . Bem escrito . O autor é da ABL 



Resenha :
'O punho e a renda' mergulha nos bastidores das embaixadas e revela suas tensões e disputas. A ação mescla espionagem, política e truculência militar a desbunde e provocações. O autor traça um retrato de Max, jovem que ingressa no serviço diplomático brasileiro e, por suas habilidades especiais, é cobiçado por olheiros de mais de um serviço secreto. A trama passa por Inglaterra, Uruguai, Chile, Estados Unidos e, é claro, Brasil.

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Leitura- Não há pássaros aqui - Victor Vidal



Excelente romance . Conseque transmitir toda sensação de opressão psicologica em que vivem seus personagens . Parece uma luz de literatura num ambiente tão autobiofrafico e factual da literatura brasileira . 


RESENHA : 

Vencedor do Prêmio LeYa, este romance de estreia olha para as relações familiares com linguagem visceral.Ao receber um telefonema dizendo que sua mãe havia desaparecido após protagonizar uma série de escândalos na vizinhança (como tentar arrastar uma criança para dentro de sua própria casa), Ana precisará retornar ao endereço onde jurou jamais colocar os pés novamente. O que encontra ao entrar na casa da mãe a surpreende: pegadas de lama pelo chão, lixo por toda parte, móveis destruídos. O que teria acontecido com Andrea durante os cinco anos em que as duas cortaram contato uma com a outra? Estreia gloriosa de Victor Vidal, Não há pássaros aqui é uma meditação — frequentemente dolorosa, mas sempre esclarecedora — sobre como aquilo que vivemos na infância pode ter as mais inesperadas consequências durante a vida adulta.

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Leitura- Sagas - Strindberg

 


Muito lirismo e encanto nestes contos 


RESENHA : SAGAS, de August Strindberg, traz ao público brasileiro um conjunto de contos composto por breves peças morais e narrativas oníricas, passando por temas históricos, humorísticos e heróicos. Sagas foi escrito em 1903 para a filha de Strindberg, Anne-Marie, à época com um ano de idade, mas sem que o autor tenha deixado de lado a preocupação com o aspecto literário, o que torna a obra leitura fascinante para todas as idades.

Como destaca Ivo Barroso na introdução, trata-se da "oportunidade de captar uma das facetas do grande criador de obras-primas: a de contador de histórias infantis. Sagas não contém apenas os feitos épicos dos grandes heróis, nem as longas narrativas do folclore escandinavo. Há na obra lugar para o herói mínimo, o herói obscuro, o herói negativo e até para o anti-herói. São contos strindberguianos, de estilo personalíssimo, que antecipam a literatura fantástica dos nossos dias.

E, é claro, são ainda deliciosas histórias da carochinha, contos infantis, relatos para crianças, escritos quase na linguagem delas."

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Leitura - Kintsugi- Maria José Navia

 





Bom livro e forma de contar a estória criativa . Como cacos que se juntam .

Resenha : Como se conta a história de uma família? Quais peças compõem as memórias? O que sabemos sobre alguém, além do que essa pessoa escolhe nos mostrar?
Uma família se parte em pedaços e seus integrantes buscam maneiras, às vezes sutis, às vezes extremas, de colar os cacos. Uma mãe que prefere o silêncio, uma tia que cuida dos sobrinhos enquanto a vida desmorona ao seu redor, uma filha que busca a felicidade em qualquer lugar que não ali. Personagens que se refugiam em empregos ou no trabalho de cuidado, e que recorrem à tecnologia como forma de organizar suas emoções, de realizar pequenos atos de vigilância ou simplesmente de sobreviver neste mundo precário.
No estilo da arte japonesa que dá título ao livro, María José Navia reconstrói as vidas destruídas dos protagonistas, destacando lindamente suas cicatrizes, tanto daqueles que partiram quanto dos que ficaram para trás. Uma história que explora a interioridade dos personagens e seu desenvolvimento ao longo do tempo, nas aparências, nos silêncios e principalmente nas possibilidades de transformação trazidas pela dor e pelos fantasmas da ausência.

sábado, 8 de novembro de 2025

Leitura- O perigo de estar lúcida - Rosa Montero




Grata surpresa. Rosa tem um que de Sebald . Mistura fatos com ficção e torna a leitura fluida e deixa o leitor sempre na duvida e curioso . Neste livro a maior parte eh real mas o tema além do suicidio e o eterno incomodo de nossas vidas : somos o que ? o que eh loucura ? 

Resenha : Com base na sua experiência pessoal e na leitura de inúmeros livros sobre psicologia, neurociência, literatura e memórias de grandes escritores, pensadores e artistas, Rosa Montero oferece aqui um estudo fascinante sobre as ligações entre criatividade e instabilidade mental. E o faz compartilhando curiosidades surpreendentes sobre como nosso cérebro funciona na hora de criar, decompondo todos os aspectos que influenciam a criação e reunindo-os diante dos olhos do leitor enquanto escreve — como uma investigadora pronta para combinar peças avulsas para solucionar um caso misterioso.

Ensaio e ficção andam de mãos dadas nessa exploração das conexões entre o criar e a loucura. E assim o leitor descobrirá a teoria da ''tempestade perfeita'' — aquela que prega que na explosão criativa são postos em cena fatores químicos e situacionais irrepetíveis — e presenciará o processo de surgimento de ideias de Rosa Montero, desfrutando das vivências da autora, que habitou diretamente, e durante anos, um território nas vizinhanças da loucura.
O perigo de estar lúcida fala das ''fadas'' que nos presenteiam e nos fazem pagar um preço — muitas vezes alto demais — por isso. Nós, ditas pessoas ''normais'', não temos esse custo, mas com frequência corremos o risco de sucumbir ao tédio em vez de morrer de amor. ''Como em tudo, a chave está no equilíbrio entre a porcentagem de desapego e de sentimento, em alcançar uma certa harmonia entre o eu que sofre e o eu que controla'', afirma a autora deste livro irresistível e cheio de indagações.

Leitura -Contos dos sábios crioulos - Patrick Chamoiseau

Tenho lido contos de vários países do mundo do oriente e ocidente. São contos antigos quase mitológicos dos países. O que observo é a grande...