terça-feira, 14 de junho de 2011

Leitura - O Colecionador de Mundos

Este romance de Ilija Trojanow sobre a vida de Sir Richard Francis Burton poderia ser melhor escrito e dar uma visão mais detalhada de uma das mais ricas e interessantes pessoas que jamais existiu.

Quem viu o filme as Montanhas da Lua vislumbrou apenas uma fatia das aventuras e experiências deste agente inglês no século XIX.


Como li sua biografia  e vi o filme me interessei por este romance para ver se acrescentava algo ao que já conhecia mas pouco me ajudou exceto para relembrar estórias de sua vida




Veja a resenha abaixo pois  trata-se de livro fascinante sob um pessoa ímpar.Não da para expressar em poucas palavras o que este inglês realizou ao longo de sua vida .Só lendo sua história para crer.na resenha um breve resumo do que fez








Resenha:


Oficial do Exército britânico, orientalista e etnólogo, além de tradutor para o inglês de clássicos como As mil e uma noites e o Kama Sutra, Richard Francis Burton (1821-90) foi sem dúvida uma das grandes personalidades do século XIX. Não por acaso, sua vida, repleta de aventuras por quatro continentes, já foi objeto de numerosas biografias, dentre elas a de Edward Rice, publicada pela Companhia das Letras.

Desse incrível repertório de aventuras, o premiado escritor búlgaro Ilija Trojanow escolheu três, a partir das quais dá forma a uma brilhante mescla de biografia ficcional e perspicaz estudo psicológico de uma personalidade que, pouco a pouco, revela-se tão fascinante quanto misteriosa. O colecionador de mundos, que Günter Grass, prêmio Nobel de literatura, comparou ao Moby Dick de Herman Melville, tem por cenários principais a Índia em que Burton atuou como oficial e coletor de informações, a peregrinação sagrada de Meca a Medina, de que ele tomou parte disfarçado de muçulmano, e a expedição ao coração da África que acabaria por conduzir à descoberta da nascente do rio Nilo. Nessa narrativa das muitas aventuras e desventuras de um homem notável, Trojanow costura uma polifonia de raro talento literário, dando voz a universos culturais contrastantes.

















Erudito e cientista, soldado e agente secreto, explorador e aventureiro, tradutor e escritor, Burton falava 29 línguas, além de inúmeros dialetos. Quando necessário, passava por nativo de diversas regiões do Oriente — por afegão, ao fazer a peregrinação a Meca; por peão cigano, entre os trabalhadores dos canais do rio Indo;por mascate e por dervixe,quando explorou como agente secreto o Sind, o Baluchistão e o Pundjab. Burton, contudo, não foi apenas um homem de ação. Escreveu mais de três dezenas de livros e, além das Mil e uma noites, verteu para o inglês dois clássicos do erotismo indiano,o Kama Sutra e o Ananga Ranga, bem como Os lusíadas e a lírica de Camões.



O escritor Edward Rice, ao longo de dezoito anos, refez a maior parte da trajetória do capitão Burton, realizando uma minuciosa pesquisa que faz desta biografia a obra definitiva sobre a vida de um homem excepcional.


Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...