sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Leitura - Breve Historia de Gengis Khan

Li a aventura romanceada de Temujin e me interessei pela estoria de Gengis Khan . Como o livro esclarece no titulo-BREVE - o Livro da uma visão bem resumida de toda a saga de Gengis e nos permite aprofundar outros estudos e leituras.

Resenha
Borja Pelegero apresenta as origens do Império mongol em um estudo conciso e bem documentado do nomadismo e das etnias que Gengis Khan conseguiu reunir. O armamento, seus meios de transporte, sua vizinhança com a milenar China: todo o cenário pronto para que Temujin – mais conhecido por seu título de Gengis Khan – entre em ação. Gengis quer dizer “oceano”, e com isso queriam comparar a imensidão marinha com a sua soberania.

Gengis Khan realizou importantes reformas em seu exército. Reforçou a disciplina e o tornou coeso ao mesclar etnias e tribos: todos se chamavam mongóis. Utilizou-se de estratagemas, tais como montar bonecos nos cavalos sem guerreiros para que assim parecessem mais numerosos. Também usou a guerra psicológica e a instauração de um regime de terror para facilitar suas conquistas seguintes. 

Conheça aqueles terríveis anos da história mundial, quando o destino dos reinos e a vida de seus reis pendia por um só fio, fio este que em muitos casos terminou cortado por um sabre mongol.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Leituras . O Lobo das Planicies

Li este livro romanceado sobre  Genghis Khan. Leitura de férias claro mas bem escrita. Valeu por conhecer melhor a cultura Mongol bastante desconhecida entre nos e um pouco da estoria de Genghis Khan.




Resenha:
Depois de mergulhar no universo da Antiga Roma com a série O Imperador, Conn Iggulden — grande revelação da ficção histórica britânica — é o guia de uma empolgante viagem pelas conquistas de Genghis Khan e seus descendentes. O grande líder mongol ganha vida e substância pelo talento de Iggulden, numa nova coleção chamada O conquistador. O primeiro volume, O lobo das planícies, acompanha a infância de Temujin até se tornar o jovem comandante que deixaria seu nome na História.

Temujin, segundo filho do chefe dos lobos, tinha apenas onze anos quando seu pai morreu numa emboscada. A família foi expulsa da tribo e deixada sozinha, sem comida nem abrigo, para morrer de fome nas duras planícies da Mongólia. Foi uma dura introdução a um súbito mundo adulto, mas Temujin sobreviveu, aprendendo a combater ameaças naturais e humanas.

Em pouco tempo, um pequeno exército de desgarrados se une a Temujin, marcando o início de uma nova identidade tribal. Enfrentando todos os perigos, o jovem líder chega à conclusão que mudaria toda a História: o maior inimigo era a divisão causada por séculos de guerra entre as tribos. Para unir seu povo, em breve Temujin iria se tornar o Gêngis Khan.
O lobo das planícies traz vívidas descrições de lutas e estratégias de guerra, misturadas com cenas da vida comum à época. Mesclando ficção e acurada pesquisa histórica, Iggulden consegue criar uma trama repleta de reviravoltas e coberta de emoção.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...