Li a aventura romanceada de Temujin e me interessei pela estoria de Gengis Khan . Como o livro esclarece no titulo-BREVE - o Livro da uma visão bem resumida de toda a saga de Gengis e nos permite aprofundar outros estudos e leituras.
Resenha
Borja Pelegero apresenta as origens do Império mongol em um estudo conciso e bem documentado do nomadismo e das etnias que Gengis Khan conseguiu reunir. O armamento, seus meios de transporte, sua vizinhança com a milenar China: todo o cenário pronto para que Temujin – mais conhecido por seu título de Gengis Khan – entre em ação. Gengis quer dizer “oceano”, e com isso queriam comparar a imensidão marinha com a sua soberania.
Gengis Khan realizou importantes reformas em seu exército. Reforçou a disciplina e o tornou coeso ao mesclar etnias e tribos: todos se chamavam mongóis. Utilizou-se de estratagemas, tais como montar bonecos nos cavalos sem guerreiros para que assim parecessem mais numerosos. Também usou a guerra psicológica e a instauração de um regime de terror para facilitar suas conquistas seguintes.
Conheça aqueles terríveis anos da história mundial, quando o destino dos reinos e a vida de seus reis pendia por um só fio, fio este que em muitos casos terminou cortado por um sabre mongol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário