sábado, 26 de novembro de 2016

Leitura - Lord Jim

Mais uma leitura de Conrad . Lord Jim nos apresenta  uma alma atormentada pela vida inteira por conta de episodio que todos uma vez ou outra são passiveis de ocorrer .Tomar decisões  em momentos críticos e difíceis  ,as vezes sem reflexão e que nos marcam para sempre. O ténue equilíbrio entre a posicao ética e moral e o pragmatismo muitas vezes levam o ser humano ser marcado para sempre pela historia e atormentado por si mesmo . Eh neste tema que Conrad desenvolve a magnifica obra

Resenha:
Nas palavras da tradutora Julieta Cupertino, ´com Jim, Joseph Conrad deu-nos um jovem preso a seus sonhos de dignidade e heroísmo, a ideais fundamentados em uma educação esmerada e em um meio familiar muito austero. O destino o levou a se tornar um marinheiro, nos mares do Sul do Pacífico, e a um incidente infeliz, que o deixa para o resto da vida escravo de um sentimento de honra machucado. O magnífico talento de Conrad nos conduz através de sua história dramática, ao mesmo tempo que nos transporta para a extraordinária riqueza natural do meio em que ele vivia - no mar ou em terra - e para mil aventuras de grande intensidade humana.´


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Leitura- A rua das ilusões perdidas


Excelente este livro de Steinbeck , lembra Érico Veríssimo na sua forma de desenhar as pessoas e suas características . Porem Steinbeck tem um que de diferente e aborda pontos inusitados do cotidiano de forma poética como a existência de um furão num tereno baldio. Sensacional. A tradução do titulo nao condiz com o que Steinbeck pretende passar : simplesmente Rua Cannery eh um retrato da Rua e seus moradores. A questao das ilusões perdidas fica por conta da pobreza de analise do tradutor.


Resenha:Romance de um dos maiores escritores do século XX
Em Cannery Row, na cidade imaginária de Monterey, Califórnia, reúnem-se os mais variados personagens da boemia. Lá vivem Lee Chong, um chinês inflexível com seus clientes endividados; Dora, madame que administra um bordel que todos frequentam e maior benfeitora do bairro; Mack e sua turma de rapazes, que trabalham para ganhar apenas o suficiente para algumas bebidas; e Doc, biólogo marinho, respeitado por todos e bem generoso. Este romance de extraordinária beleza, com personagens pitorescos e contraditórios, é uma ode à vida simples desses indivíduos, todos frequentadores da rua das ilusões perdidas.
John Steinbeck (1902-1968) construiu um lugar significativo na literatura americana como um escritor compromissado com as questões de seu país. Trabalhadores, pessoas comuns e os dramas sociais que os cercam sempre foram o tema de sua literatura. Tornou-se célebre por seus textos de teor social e pela delicadeza com que tratou temas difíceis, como a pobreza durante a depressão dos anos 1930.

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Leitura - Maximas e Minimas do Barao de itarare

O Barão era muito engraçado . Porem ao se completar quase 100 anos de algumas máximas e minimas você que hoje em dia o Barão seria execrado como machista , homofóbico , segregacionista, racista e outros mais . O que percebemos que que certo tipo de humor fica no tempo e morre nele . Outro sobrevive exemplo  as Memorias de Grocho Marx que continuam atuais. Tem boas tiradas e piadas

Resenha:

Nihil


Leitura - Holywood

Sensacional este livro de Bukowski. Vou partir para o 3o livro que leio dele . Bons escritores são difíceis de encontrar . Bukowski e Fante são primos irmãos da mesma brilhante Literatura americana.



Resenha:
"Este livro é a obra-prima de Bukowski e, provavelmente, o mais próximo do Grande Romance Americano que qualquer escritor poderá criar."
The New York Times
Charles Bukowski (1920-1994) nasceu na Alemanha, veio para a América com dois anos e tornou-se um dos maiores poetas e ficcionistas dos Estados Unidos. Santo padroeiro dos bêbados escritores, escreveu, entre outros clássicos, Crônica de um amor loucoNotas de um velho safadoFabulário geral do delírio cotidiano Pulp.
A diferença entre Bukowski e outros malditos é que ele não é um mártir, nem um anjo caído. Às vezes, quando cai, cai atirando, sem autopiedade. Alguns de seus diálogos são memoráveis e a violência de sua linguagem geralmente oculta uma indisfarçável ternura pelos perdedores e excluídos.
Este Hollywood foi escrito a partir da experiência de Bukowski ao fazer o argumento para o filme Barfly (direção de Barbet Schroeder, com Mickey Rourke e Faye Dunaway), no qual ele narra a história de um escritor que ganha um bom dinheiro para escrever um roteiro para o cinema.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...