quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Leitura- A rua das ilusões perdidas


Excelente este livro de Steinbeck , lembra Érico Veríssimo na sua forma de desenhar as pessoas e suas características . Porem Steinbeck tem um que de diferente e aborda pontos inusitados do cotidiano de forma poética como a existência de um furão num tereno baldio. Sensacional. A tradução do titulo nao condiz com o que Steinbeck pretende passar : simplesmente Rua Cannery eh um retrato da Rua e seus moradores. A questao das ilusões perdidas fica por conta da pobreza de analise do tradutor.


Resenha:Romance de um dos maiores escritores do século XX
Em Cannery Row, na cidade imaginária de Monterey, Califórnia, reúnem-se os mais variados personagens da boemia. Lá vivem Lee Chong, um chinês inflexível com seus clientes endividados; Dora, madame que administra um bordel que todos frequentam e maior benfeitora do bairro; Mack e sua turma de rapazes, que trabalham para ganhar apenas o suficiente para algumas bebidas; e Doc, biólogo marinho, respeitado por todos e bem generoso. Este romance de extraordinária beleza, com personagens pitorescos e contraditórios, é uma ode à vida simples desses indivíduos, todos frequentadores da rua das ilusões perdidas.
John Steinbeck (1902-1968) construiu um lugar significativo na literatura americana como um escritor compromissado com as questões de seu país. Trabalhadores, pessoas comuns e os dramas sociais que os cercam sempre foram o tema de sua literatura. Tornou-se célebre por seus textos de teor social e pela delicadeza com que tratou temas difíceis, como a pobreza durante a depressão dos anos 1930.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...