segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Leitura - Manuscrito de Saragoça

Releitura deste excelente livro .
Para quem gosta de historias , este livro que junto com as Mil e uma noites, Contos de Canteburry, Decamerão , Cidades de Cliford Simak, A Cidade & a Cidade de Mieville , Ficções de Borges esta no topo da literatura fantástica ensina como escrever lindas estorias que se entrelaçam de forma harmoniosa. Ótima releitura . Os demais também todos devidamente lidos ao longo da vida


Resenha:
Influenciado pelo clássico Decamerão, de Boccaccio, e pelas Mil e Uma Noites, ''O Manuscrito de Saragoça'' é a obra prima do erudito e viajado conde polonês Jan Potocki (1761- 1815). Obra pioneira do romance gótico europeu, primeiro publicada em 1805, narra o encontro de um jovem tenente com cabalistas e mulheres sedutoras, e envolve uma conspiração mística sobrenatural. Repleta de uma sexualidade sombria e atmosfera alucinatória, é uma obra fundamental trazida de volta ao público brasileiro pela Devir em co-publicação com as Edições GRD, a primeira editora a lançá-la no Brasil. Foi adaptada para o cinema em 1965.

sábado, 10 de dezembro de 2016

Leitura- A tradutora

Um livro razoavel de Tezza . Nada especial .


Resenha:
Beatriz é uma tradutora de 30 e poucos anos às voltas com o desafio de traduzir o espanhol barroco do catalão Felip T. Xaveste. Em seu apartamento, depara-se com uma sucessão de acontecimentos que entrelaça a urgência do instante presente com a memória: um envelope em branco deixado misteriosamente sob a porta da sala; as pequenas e grandes dúvidas que envolvem a tradução e os desdobramentos que projeta para a sua carreira; a conversa ao telefone com o namorado escritor, que a assedia intelectualmente; e uma ligação inesperada propondo-lhe um trabalho como intérprete de um executivo da FIFA em visita a Curitiba para os preparativos da Copa do Mundo no Brasil.

Sob a força do puro prazer narrativo, nossa curiosidade é sequestrada pelo cruzamento sutil de pontos de vista ao longo de três dias intensos. Lembranças, argumentos e percepções da personagem se desdobram em múltiplas combinações. Neste romance sofisticado, conduzido por um fio de leveza, humor fino e autoironia, encontramos Cristovão Tezza em pleno vigor de seu domínio narrativo – um livro que nos dá a sensação de vislumbrar a metade mais fascinante, complexa e misteriosa do universo humano: a feminina.

domingo, 4 de dezembro de 2016

Leitura- Mascaras

Mais um livro policial de Leonardo Padura . Muito legam conhecer Cuba através dos livros de Padura bem como pelos de Pedro Luiz Gutierez. Excelente livro policial

Resenha:

Afastado de suas atividades por indisciplina, o detetive Mario Conde volta à ativa para investigar o caso de um travesti assassinado num bosque de Havana. Tarimbado, pessimista e grande consumidor de rum, Conde irá confrontar seu machismo provinciano e visceral com um suspeito que é em tudo o seu oposto: Alberto Marqués, velho dramaturgo que já foi acusado de pequeno-burguês e protetor de gays extraviados, e hoje considerado o pai do pós-modernismo crioulo.

Mesmo com vidas e mentalidades tão distantes, investigador e suspeito se aproximam - e não demora para o desprezo de Conde transformar-se em fascínio irresistível. Os dois, então, se envolvem numa investigação delicada cujas pistas passam pelos subterrâneos de uma Havana decadente, com suas festas e seu mercado negro de cervejas, dólares, contrabandistas e burocratas devassos.

É nesse mundo sensual e transgressor que os mistérios vão se revelando, num retrato ao mesmo tempo risonho e sinistro das misérias e grandezas da Cuba atual. Prêmio Café Gijon em 1995, Máscaras faz parte de "As quatro estações", série de quatro romances de Leonardo Padura Fuentes protagonizados pelo tenente Mario Conde.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...