segunda-feira, 7 de maio de 2018

Leitura - Pedro Paramo

Apos tentativas de leitura deste livro na decada de 80 finalmente li esta Obra Prima. O curioso eh que me chamou a atenção a semelhança com o livro que ganhou o Booker Prize de 2017 "Lincoln no Bardo"  que acabei de ler . Ambos excelentes mas me parece que Pedro Paramo inspirou este livro o que nao tira seu merito.


Resenha: 
"Pedro Páramo" (BestBolso) é o primeiro de dois livros lançados em toda a vida de Juan Rulfo. O enredo, simples, trata da promessa feita por um filho à mãe moribunda, que lhe pede que saia em busca do pai, Pedro Páramo, um malvado lendário e assassino.
Juan Preciado, o filho, não encontra pessoas, mas defuntos repletos de memórias, que lhe falam da crueldade implacável do pai. Vergonha é o que Juan sente. Alegoricamente, é o México ferido que grita suas chagas e suas revoluções, por meio de uma aldeia seca e vazia onde apenas os mortos sobreviveram para narrar os horrores da história.
O realismo fantástico como hoje se conhece não teria existido sem esse livro, é dessa fonte que beberam o colombiano Gabriel García Márquez e o peruano Mario Vargas Llosa, que também narram odisséias latino-americanas.
O romance mais aclamado da literatura mexicana faz parte da lista dos cem melhores livros de ficção do século 20, votação organizada pelo caderno "Mais!" da Folha em 1999.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...