segunda-feira, 30 de julho de 2018

Leitura- Caderno de Memorias Coloniais

Fui a Flip e li o livro da visitante Isabela. O livro eh muito bem escrito mas acho uma exagero chama-lo de obra-prima> tem a capacidade psicanalítica de colocar em desnudo as visões de uma criança e pré- adolescente sobre a vida na colonia. O sucesso eh porque Portugal como o Brasil acha que não eh um povo racista nem preconceituoso .Pegamos este sutil jeito português de sermos ambos e nos livrarmos da culpa por nossas mazelas sociais tanto quanto eles de seu período colonial que afinal durou ate a década de 70.
Mas inegavelmente eh um excelente livro e agradável leitura 

Resenha:
Caderno de memórias coloniais foi publicado em 2009 em Portugal. Sucesso de público, foi saudado como uma obra-prima.

E é de fato um genial acerto de contas da autora com o passado colonial de Portugal e com seu pai, um eletricista português radicado em Moçambique. O pai parece personificar Portugal: despreza e explora os nativos. O “melhor” de Moçambique ficava com os brancos: as boas praias, os bares, a vida cultural e social, as melhores oportunidades. Tudo isso é visto pelos olhos de Isabela, que lá nasceu em 1963 e teve que se mudar para Portugal nos anos 1970, durante o contexto da descolonização.

O livro é uma espécie de Carta ao pai (de Kafka), um acerto de contas num texto que mescla memória, ensaio, observação pessoal e ficção. O livro tem origem num blog da autora, canal pioneiro para tentar trazer mais realidade à narrativa edulcorada do Portugal africano. Até então, havia uma enxurrada de memórias cor de rosa e piedosas de brancos que nasceram e cresceram nas colônias portuguesas e que nunca tratavam das questões reais e duras do passado: a exclusão da população local (negra), os trabalhos subalternos e mal-remunerados destinados aos locais, o racismo.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...