segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Leitura- Sociedade da Transparência


Depois de Ler a Sociedade do Cansaço de BYUNG filosofo coreano radicado na Alemanha , que aborda a exploração do Homem pelo próprio EU nas relações do trabalho e sociais , livro que todos os trabalhadores deviam ler , li mais este sobre a sociedade da transparecia que aborda a prisão atual das pessoas escravizadas pelas  Redes Sociais  e como isto muda o comportamento e a atuação social deixando de lado a iteração afetiva e pessoal por algo completamente anodino e raso sem conteúdo .

Resenha:
Nos dias atuais não há mote que domine mais o discurso público do que o tema da transparência. Ele é evocado enfaticamente e conjugado sobretudo com o tema da liberdade de informação. A sociedade da transparência é uma sociedade da desconfiança (Misstrauen) e da suspeita (Verdacht), que se baseia no controle em virtude do desaparecimento da confiança. A forte e intensa exigência por transparência aponta justamente para o fato de que o fundamento moral da sociedade se tornou frágil, que valores morais como sinceridade ou honestidade estão perdendo cada vez mais significado.

domingo, 29 de setembro de 2019

Leitura -Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de janeiro

Este eh o livro do 1o roteiro com 11 Igrejas do Barroco e Rococó


Resenha :
A segunda publicação da série Roteiros do Patrimônio, organizada em três volumes, convida os leitores a observar em detalhe o que permaneceu dos estilos Barroco e Rococó em vinte das principais igrejas do Rio de Janeiro.

Neste volume, são sugeridos dois diferentes itinerários que as autoras propõem a visita a onze igrejas, oferecendo comentários ilustrados e informações, além da indicação do que é mais importante apreciar em cada uma delas.

Leitura- Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro Vol. 3


Este eh o roteiro final das Igrejas do Barroco e Rococó do Rio de Janeiro. Vale visitar as igrejas

Resenha :Terceira publicação da série Roteiros do Patrimônio, organizada em três volumes, convida os leitores a observar em detalhe o que permaneceu dos estilos Barroco e Rococó em vinte das principais igrejas do Rio de Janeiro.

Neste volume, são sugeridos dois diferentes itinerários que as autoras propõem a visita a nove igrejas, oferecendo comentários ilustrados e informações, além da indicação do que é mais importante apreciar em cada uma delas.

Leitura- Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro -Vol 1

Este livro eh recomendado para quem quer conhecer um pouco mais da história da Cidade do Rio e sobre a Arte Sacra de suas Igrejas . Mostra como identificar as diferentes correntes artísticas  , os artistas e a  completa iconografia com roteiro das Igrejas do Rio

Resenha;
A segunda publicação da série Roteiros do Patrimônio, organizada em três volumes, convida os leitores a observar em detalhe o que permaneceu dos estilos Barroco e Rococó em vinte das principais igrejas do Rio de Janeiro.

São sugeridos quatro diferentes roteiros de visitação, com comentários ilustrados, referência e a indicação do que é mais importante apreciar em cada uma dessas igrejas.

sábado, 28 de setembro de 2019

Leitura- Rio Cidade Capital

Este pequeno livro sobre o Rio esta desatualizado face as enormes transformações porque passaram a Cidade e o Estado ao longo dos 15 anos desde a publicação do livro. Cidade endeusada neste livro em 15 anos caiu na mais completa decadência por conta de violência, milicias , desordem urbana , desemprego , corrupção invasão de terras publicas , ocupação de morros , desordem das contas publicas e falta de manutenção da cidade .
Uma cidade apodrecida apesar dos encantos

Resenha:
O Rio de Janeiro, na condição de cidade-capital do Brasil, teve um papel fundamental na construção do que se costuma chamar de identidade nacional. Esse livro convida o leitor a percorrer essa longa trajetória, iniciada nos primeiros anos do século XIX, em que se desenvolveram os projetos interligados e simultâneos de constituição do Estado, da nação e da cidade-capital no Brasil imperial e republicano.

Leitura- Tesouros do Morro do Castelo


Excelente livro sobre o Morro do Castelo .Conta toda sua estória ate ser totalmente destruído. Com fotos e 
material de pesquisa 

Resenha: Uma irresistível aventura em busca dos lendários tesouros escondidos pelos jesuítas no Morro do 
Castelo, em pleno centro do Rio de Janeiro. Seria verdade que, na pressa da fuga, em 1759, muito ouro teria 
sido deixado para trás, em esconderijos localizados embaixo das construções? O que importa é que muita gente
 acreditava que sim, e por quase 200 anos, até o arrasamento do morro em 1922, diversa escavações
 (clandestinas ou autorizadas) buscaram – e por vezes acharam – os subterrâneos e seu ouro.

O arquiteto e historiador Carlos Kessel explora um rico e heterogêneo acervo de documentos inéditos, onde as 
fronteiras entre a documentação autêntica e as falsificações, entre a reportagem e a ficção folhetinesca, se 
confundem. Este livro lança luz sobre um aspecto pouco divulgado da história.

Leitura - O Corsario Uma Invasao Francesa no Rio de Janeiro



Entre dezenas de livros que li sobre o Rio de janeiro este eh um dos melhores . Conta a estoria da invasão  do Rio por  DU GUAY apos a frustrada invasao de Duclrec . Um livro de aventuras e muita história do Rio .Sensacional 
Resenha:
As memórias de René du Guay-Trouin - comandante-geral da Armada de França e comendador da Ordem Real e Militar de São Luís - foram publicadas originalmente na França, em 1740, e somente agora, em 2002, os leitores brasileiros terão acesso à primeira edição em língua portuguesa. O corsário é um diário de bordo das expedições comandadas por Du Guay-Trouin na Marinha francesa desde 1689 e de sua vitoriosa invasão da cidade do Rio de Janeiro, em 1711. A naturalidade com que o corsário francês descreve seus saques, seqüestros e pedidos de resgate causam espanto nos dias de hoje, no entanto, seu prestígio com a Coroa francesa, os nobres, os burgueses e a Igreja Católica revelam o quanto sua "profissão" era reconhecida e bem-vista.

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Leitura - Serotonina



Houellebecq eh um ótimo escritor contemporâneo. Ocorre que li recentemente um romance do Rufato : Um verão tardio .Que aborda o mesmo tema; Suicido , partindo de pontos diferentes. O personagem de Rufato era terminal .O de Houellebecq não . Porem a construção literária e todo sofrimento do personagem eh em Rufato uma lição de literatura . Ambos são bons .Porem Rufato destrói o francês.

Resenha:
Niilista lúcido, Michel Houellebecq constrói um personagem obsessivo e autodestrutivo, que analisa a própria vida e o mundo que o rodeia com um humor ácido e virulento. Serotonina mostra que o autor continua sendo um dos mais perspicazes analistas do século XXI.

Florent-Claude Labrouste tem 46 anos, detesta seu nome e toma antidepressivos que liberam serotonina e causam três efeitos colaterais: náusea, falta de libido e impotência.

Seu périplo começa em Almeria (Espanha), segue por Paris e depois pela Normandia, onde os agricultores estão em luta. A França está afundando, a União Europeia está afundando, a vida de Florent-Claude está afundando. O sexo é uma catástrofe. A cultura não é mais uma tabua de salvação — nem mesmo Proust ou Thomas Mann são capazes de salvá-lo.

Nesse contexto, Florent-Claude descobre vídeos pornográficos assombrosos em que sua atual companheira aparece, e isso é a gota d’água para que ele deixe o trabalho e passe a viver em um hotel. Perambula pela cidade, visita bares, restaurantes e supermercados. Repassa suas relações amorosas, marcadas sempre pelo desastre, que transitam entre o cômico e o patético. Ao se reencontrar com um velho amigo aristocrata, que parecia ter uma vida perfeita, mas que foi abandonado pela esposa e se vê falido, Florent-Claude aprende a manejar uma arma de fogo — que vai mudar sua vida para sempre.

Em um espiral de problemas, Florent-Claude se torna um hábil analista da contemporaneidade, de seus anseios, inseguranças e problemas. Sua vida, um reflexo do desinteresse pelo mundo, será o espelho das mais cruéis agruras da vida.

“Se há qualquer um hoje em dia, não só na literatura francesa, como na mundial, que reflita sobre a enorme mutação em curso que todos nós sentimos, e que não sabemos como analisar, esse escritor é Houellebecq.” Emmanuel Carrère, Le Monde.

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Leitura- Eu Financiei Hitler



Leitura que deveria ser obrigatória por todos aqueles que se dizem Democratas ou são contra Ditaduras e regimes de exceção. Mostra com detalhes todas as estrategias e táticas de um governo ditatorial. A começar pela extinção do parlamento e o uso da Economia e do Estado para implementar projetos pessoais sem respaldo democrático. Muito se suas teses hoje são adotadas economicamente tanto a direita quanto a esquerda . Mostra como funciona a Corrupção e a adoção de ideias criativas para levar o povo alemão a um guerra insana.


Resenha :
Depoimento de um dos principais industriais alemães sobre como e porque apoiou Hitler e que antes da guera se voltou contra ele e mais tarde foi assassinado

domingo, 8 de setembro de 2019

Leitura - Os Aneis de Saturno

Chamar este livro de Almanaque seria menosprezar uma obra vigorosa. Mas um Almanaque com profundidade e sofisticação suficientes para criar uma livro rico de reflexão , criatividade e imaginação  , mas também de pesquisa . Além de tudo isto tem a descrição de seus passeios de uma forma fotográfica e altamente cativadora .Excelente livro 

 Resenha:
Como outros livros de W.G. Sebald, Os Anéis de Saturno é de impossível classificação: é ficção, viagem, biografia, mito, enciclopédia. Uma viagem a pé pelo litoral inglês de Suffolk e um relato autorreferencial transformam-se numa longa romagem melancólica por lugares da literatura, da arte e da história, as grandiosas (ou malfadadas) construções do espírito humano. Aqui, como em outros livros, Sebald conduz um paciente trabalho de arqueólogo, resgatando do esquecimento dos homens os prodígios da natureza e da criação lado a lado com a destruição, o horror do holocausto, da guerra, da escravatura.
O movimento exploratório do individual para o universal (e vice-versa), os grandes temas recorrentes do tempo, da memória e da identidade (inesgotáveis em si mesmos e na inimaginável riqueza de manifestações que Sebald observa) mantêm-se em Os Anéis de Saturno. Mas este será talvez o seu livro mais sombrio, mais arrebatador - e mais belo.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...