segunda-feira, 28 de julho de 2025

Leitura- O Faminto- Nahal Tajadod

 


Excelente 



Resenha :A editora Ercolano anuncia para o mês de abril o lançamento de O Faminto, romance histórico inédito da escritora iraniana Nahal Tajadod. Por meio de uma narrativa envolvente, a obra reconstitui o encontro transformador entre Maulana Jalal Al-Din Muhammad Balkhi – mais conhecido como Rumi – e Shams de Tabriz, o enigmático dervixe errante que o despertou para a poesia e a transcendência mística.

Rumi, um dos maiores poetas sufi da história, encontrou-se com Shams em 1244, na praça principal de Damasco. Até então um erudito respeitado, o mestre Rumi — ou Maulana, como é chamado — viu sua vida virar do avesso com a chegada do andarilho que alegava ser feito de fogo. Dessa relação de fascínio e aprendizado mútuo nasceram uma amizade profunda e inquietante e, sobretudo, versos imortais que atravessam os séculos. Inspirado pelo olhar visionário de Shams, Rumi foi conduzido ao êxtase da dança sufi (sama), no qual céu e terra se encontram, e à plenitude de sua poesia.

Com elegância e sensibilidade, Tajadod recria esse momento entre os dois grandes personagens, que mudará a história de Rumi e Shams, bem como da poesia mundial. A autora entrelaça fatos históricos e uma narrativa lírica em primeira pessoa, na voz do próprio Shams. O Faminto não é apenas uma biografia romanceada, reconstruindo essa história de busca, amor místico e separação a partir dos dizeres do próprio Shams; é também um convite ao leitor para uma experiência imersiva, na qual o sagrado e o profano se confundem em um percurso de transformação. Entre memórias, diálogos e reflexões, a narrativa pulsa com a beleza da poesia e a intensidade de uma jornada interior.

Ao trazer essa história para o público brasileiro, a editora Ercolano convida seus leitores a um encont

Nenhum comentário:

Leitura- Cadelas de aluguel - Dahla de La Cerda

Resenha : As protagonistas das treze histórias de  Cadelas de aluguel  são mulheres atravessadas pela violência ― mas a forma passiva não é ...