segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Leitura - O Albatroz Azul


Este livro de João Ubaldo ao contrario de Sargento Getulio ( renovador na linguagem) e Viva o Povo Brasileiro( obra prima) não consegue tocar o leitor apesar de ser boa literatura .vai no "tranco".






Resenha :

Vida, morte, renovação. Temas universais que são o eixo em torno do qual se desenrola a trama simples deste belo romance. É a história de um homem muito velho que, apesar de detentor da sabedoria trazida por todos os seus anos de existência, ainda busca apreender algum sentido na vida. Um romance magnífico, destinado a incorporar-se ao melhor patrimônio literário de nossa língua, um momento de rara beleza, daqueles cuja mágica se abre ao leitor desde a primeira página.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Leitura- Terra Descansada

A escritora Jhumpa Lahiri nos trás as estorias de imigrantes indianos de forma doce e com muita competencia. Se trata de uma otima escritora que traça um papel bem real de uma parcela de imigrantes indianos de classe media alta. Escrita que nos leva pela estoria de forma sutil e sem percebermos já estamos tomados por ela.





Resenha:
Em Terra descansada Jhumpa Lahiri compõe retratos de imigrantes indianos e de suas famílias nos Estados Unidos, criando um panorama dessas vidas e dos conflitos que se estabelecem entre tentativa de manter as tradições e as tentações do mundo novo. Os pais indianos insistem em manter seus costumes, como o casamento arranjado, os hábitos alimentares e o controle sobre os filhos, numa cultura conservadora, mas recheada de valores coletivos e solidários. Já os filhos veem-se num eterno choque entre a novidade transformadora mas carregada de angústia e o apelo fácil e confortável das tradições.

A filha solitária e americanizada se emociona ao ver o pai indiano criando um jardim no quintal da casa suburbana. O filho brilhante decepciona as expectativas da família ao largar mão dos estudos e do futuro promissor. O viúvo de uma indiana independente e americanizada se entrega à comodidade e à segurança de um segundo casamento arranjado. Os contos de Terra descansada vão além do retrato de um povo desterrado e traçam com delicadeza e lucidez as relações espinhosas entre pais e filhos, maridos e esposas, amantes e amigos. Lahiri tece seus relatos com uma voz que tudo vê, mas que se mantém ausente, numa narrativa que realiza o sonho de Hemingway ao aparecer como que espontaneamente.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Leitura - O Campeonato

Apesar de escritor premiado não gostei do livro porém li até o fim.

Como policial peca pela complicação de algo que se fica bom num conto de Rubem Fonseca fica ruim num longo romance.

Salvam-se alguns personagens bem caracterizados. Mas não me atreverei a outra leitura do mesmo escritor.








Resenha:

Premiado escritor, crítico literário, roteirista e professor, Flávio Carneiro prossegue sua trilogia dedicada ao Rio de Janeiro, na qual dialoga com alguns dos gêneros mais populares da literatura, como o fantástico, no caso de A confissão, publicado em 2006, e agora o policial, nesta nova edição de O campeonato, seu primeiro romance, que volta às prateleiras revisto e atualizado. Na trama, o jovem André não consegue parar em nenhum emprego por conta de sua irrefreável compulsão de ler romances policiais. Ele, então, resolve fazer um curso de detetive por correspondência que o lançará numa bizarra investigação sobre uma competição batizada de O Campeonato. Percorrendo ruas e bares do Rio, André é uma homenagem do autor à cidade, às histórias de mistério e a seus maiores autores, em especial Rubem Fonseca. O protagonista do livro, no final das contas, é o próprio romance policial, objeto de paixão de heróis e bandidos.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Leitura- ,Guia do Mochileiro das Galaxias


Não entre em panico!!!

Umas das melhores estorias de ficção que li.
Havia visto o filme da década de 90 mas não me lembrava da criatividade de Douglas Adams. Seu Robot deprê é genial. As tiradas cientificas , criticas sociais , religiosas e os aliens são geniais




Resenha:

Trinta anos celebrando a genialidade cômica de Douglas Adams...

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado.

Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.

A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.

Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...