sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Leitura - O Povoado

Mais um livro de Faulkner. Não posso dizer que este livro foi uma leitura fácil. Este retrato de um povoado muito pobre nos mostra um pouco da formação americana e de  como se buscava o enriquecimento e acumulo de capital.Homens e mulheres aparentemente desprovidos de vida e paixão em que uma das poucas razões da vida era sobreviver.

Resenha:

O povoado conta a chegada e a ascensão da família Snopes em Frenchman’s Bend, um vilarejo construído sobre o que um dia fora uma imponente plantação. O clã é liderado por Flem Snopes, um homem vigoroso, de origens obscuras, que rapidamente domina a cidade e a população com malícia e astúcia. Ironia da tragédia clássica e ilustração cáustica das grandes pretensões que antecederam a Guerra Civil norte-americana, este romance retrata, em última instância, a decadência causada pela guerra e suas consequências.
Publicado em 1940, O povoado deu origem à trilogia “Snopes”, fechada dezenove anos depois, com A mansão. Em uma nota na edição original de A mansão, William Faulkner revela que começou a conceber a trilogia muito antes, em 1925. Sabedor dos riscos de tão longa travessia, o autor alerta os leitores sempre prontos a procurar eventuais falhas num trabalho de dimensões ambiciosas que ele próprio encontrava discrepâncias e contradições, em razão do fato de ter aprendido, ao longo de trinta e quatro anos, “mais sobre a natureza humana, seu coração e seu dilema”.
A estranha prosa poética de Faulkner ponteia o consoante vaivém da ação, o paradoxal, exasperante e repetitivo do comportamento dos personagens, o que faz da leitura deste romance uma complexa e ao mesmo tempo inigualável experiência estética.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...