segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Leitura-Como nascem os avos


Presente de Natal do Jorge e Antonieta . Legal para nos ajudar na nova experiencia de vida .

Resenha:
Emoção e medo, felicidade e angústia, fraqueza e força. Esse turbilhão de sentimentos antagônicos invadiu, ao mesmo tempo, a vida de José Inácio Parente e Maria Inês Delorme em diferentes épocas mas numa mesma situação: o momento em que descobriram que seriam avós.
Amigos de longa data, o psicanalista José Inácio e a professora Maria Inês tiveram a ideia de reunir as experiências afetivas que o primeiro netinho – e os que vieram em seguida – proporcionaram. O resultado foi o livro “Como nascem os avós” (Interior Produções/Editora Multifoco), que será lançado no dia 18 de dezembro, às 17h, na Livraria Argumento, no Leblon.
“Comecei a escrever este livro quando foi anunciada a chegada do meu primeiro neto. Depois dele, vieram mais dois e sei que outros ainda virão. Todos têm um espaço bem guardado no meu coração e nas histórias contadas nesse livro”, conta Maria Inês. José Inácio lembra que se assustou quando soube da gravidez de sua filha: “Quando minha filha me falou que estava grávida, tomei um grande susto e senti que estava iniciando uma nova etapa de minha vida. Ouvi uma sentença dupla. Uma dizia: você está ficando velho e vai morrer. A outra dizia: você tem que ser cada vez mais jovem para acompanhar seus netos com força e sabedoria”.
O livro é composto por 62 textos curtos escritos ao longo dos anos, de forma espontânea e fluída. Palavras resultantes dos acontecimentos familiares, expectativas e reflexões dos autores. “Com ternura e profundidade, leveza e humor, me dediquei a escrever durante seis anos, com meu coração aberto, sobre a intimidade e as vivências de me tornar avô, vivências que resultaram em mudanças e crescimento para toda a minha família”, explica José Inácio.
Um tom mais interiorizado, onde sentimentos ora aflitivos sobre a própria finitude ora enternecidos diante da filha cuidando do netinho, ou ainda em relação ao seu papel importante e dificil de ser avo e pai simultaneamente, permeiam a coletânea de José Inácio. “Situações simples do cotidiano serviram para eu criar um livro de histórias verdadeiras, cheias de descobertas e reflexões para serem compartilhadas com pais, filhos, avós, futuros avós e com toda a família”, resume.
Maria Inês expõe de forma mais descritiva as situações do dia a dia. Por vezes ela busca em suas memórias explicações para experiências atuais, ora revela a dor necessária para deixar de ser mãe e assumir o irrevogável papel de avó. “Acho que a maternidade intensa, de quatro filhos, junto com a vida profissional que precisava seguir, não me deixaram tempo para pensar tão profundamente sobre a mãe que fui e sobre a avó que, um dia,  eu seria. Hoje vejo que não é simples ser uma avó ativa e amorosa, embora sinta os tempos e espaços das avós como mais suaves, mas não menos intensos. Ser avó é uma experiencia tão diferente, quanto inimaginável enquanto somos mães. E como é bom!”, conclui. 
José Inacio Parente é avô de Tom (5 anos) e Eric (2 anos), filhos de Luciana, e Isabela (6 meses), filha de Fábio. Psicanalista e fotógrafo, é autor de diversos livros e diretor de vários filmes com prêmios nacionais e internacionais.
Maria Inês Delorme é avó de Benjamin (4 anos) e Conrado (6 meses), filhos de Artur, e Antonio (1 ano), filho de Eduardo. Doutora em Pedagogia, com pós-doutorado em Portugal em Educação Infantil, é professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e autora de diversos artigos e livros.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...