quinta-feira, 30 de maio de 2019

Leitura- Breve História do Mundo


Excelente este livro para refrescar nossa memoria , aumentar nossa cultura e nosso conhecimento sobre a história do Mundo , Este livro complementa muito bem o Titãs da Historia , Um com a visão dos homens e outro com a ótica dos fatos .

Resenha;
Quando foi a Idade do Bronze? Quais foram as Ilhas das Especiarias? Quem foi Saladin? Por que Columb navegou para o oeste? Quando foi a era de Kublai Kahn? Se você está consciente das grandes lacunas em seu conhecimento histórico ou sente-se frustrado por não entender como os acontecimentos históricos se encaixam numa narrativa clara, então este é o livro para você. Uma Breve História do Mundo relaciona os principais momentos da evolução histórica, desde o Big Bang aos dias de hoje. 
Num texto direto, acompanhado de 36 mapas, Chistopher Lascelles expõe a evolução histórica do mundo de forma leve e interessante. Estudantes, viajantes, homens e mulheres de negócios, pessoas que gostam de cultura enriquecerão seus conhecimentos. Compreender o mundo é ter dele uma visão integral, muitos diriam holística, abrangente do seu todo geográfico e do percurso histórico da humanidade. Os mais importantes acontecimentos apresentados neste texto, na sua interdependência, evidenciam a poética da evolução histórica e do destino do homem. A imagem apresentada na capa é parte do tríptico de Hyeronymus Bosch denominado “No jardim das delícias terrenas”. Este pintor, um precursor dos surrealistas, concluiu-a por volta de 1505.Traduzir em textos e imagens a história ou a maneira como o mundo deveria ser visto sempre foi um desafio para os historiadores e também para os artistas. Ontem e hoje.

terça-feira, 21 de maio de 2019

Leitura- De espaços abandonados

Não eh porque se fez um curso de escrita criativa que se faz um bom escritor . Ter uma porrada de ideias mirabolantes também não . Quer imitar o Bolano não eh para qualquer um. A Luísa podia ter encurtado o livro e condensado mais e ai  teríamos algo muito bom . Do jeito que foi montado achando que qualquer  bobagem que vem a cabeça eh literatura foi um erro  . Muita pretensão e pouca modéstia . Recomendo ler metade do livro que vai dar no mesmo . Não da para enganar a todos . Sobra também a múltipla visão de personagens 
Resenha:
De espaços abandonados é um mosaico narrativo de várias vozes, um livro sobre procurar alguém e se perder no processo. Nele, Luisa Geisler constrói com maestria uma trama complexa com personagens envolventes que desafiam os limites das páginas.

Maria Alice é introspectiva e míope; muito míope. Sua mãe, que sofria de distúrbio bipolar, desapareceu sem deixar pistas, e Maria Alice está disposta a viajar o mundo para reencontrá-la. Posts em um blog sobre espaços abandonados e exploração urbana a levam a Dublin, onde passa a viver com brasileiros que decidiram ganhar a vida no exterior, mas que perderam (ou ignoraram) o rumo. Em sua incerta busca, ela acaba seguindo o próprio desejo de se perder.

Ao mesclar cartas, trechos de livros, manuais de escrita, depoimentos e arquivos perdidos em computadores, Luisa Geisler costura a vida de uma série de brasileiros autoexilados na Irlanda, em busca de um futuro melhor, ainda que não saibam o que procuram.

Este livro não traça apenas a jornada de uma mulher em busca da mãe. Ele refaz, também, a história de personagens perdidas, que buscaram uma vida melhor em outros países, mas acabaram reencontrando antigos problemas nelas mesmas. São pessoas que por anos ouviram histórias sobre ganhar em euro e a mítica da sorte irlandesa, mas que agora estão entre tentar achar uma forma de fugir da vida ou encará-la de frente.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Leitura- Fogo Fatuo


Mais um livro de Patricia Melo . é atualmente a mais próxima de Rubens Fonseca mas ainda esta um pouco aquém do mestre mais muito acima dos demais escritores policiais brasileiros

Resenha:
O superficial mundo da fama e a pesada rotina do submundo policial são fios narrativos do novo romance de Patrícia Melo, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira e com uma carreira de sucesso também no exterior, com obras traduzidas e premiadas em diversos países. Encenado numa São Paulo contemporânea e degradada, Fogo-fátuo traz à tona a combustão apodrecida dos cadáveres, dos relacionamentos e do caráter humano, numa trama ágil, de imagens fortes e estilo ...

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Leitura - Ladrao de cadaveres


Comprei vários livros da Patricia .Gostei muito dos que li e adoro estoria policial . Este me surpreendeu bastante . Excelente livro . Emoção e suspense ate o fim .

Resenha:
Acaso, violência e traição são elementos decisivos no novo romance de Patrícia Melo. Em Ladrão de cadáveres, seu primeiro livro inédito pela Editora Rocco, a autora muda de ares sem perder o ritmo ágil e cortante que a consagrou, e ambienta sua história em Corumbá, na região do Pantanal mato-grossense. O narrador-protagonista do romance é um ex-gerente de uma central de telemarketing, despedido depois de agredir uma funcionária que acabou cometendo suicídio. Deprimido, ele troca São Paulo por Corumbá a convite de um primo. 

A trama começa quando o protagonista testemunha a queda de um avião no rio Paraguai. Dentro da cabine, o piloto está morto. Ao lado do corpo, uma mochila com um pacote de cocaína. A partir daí, o que se vê é o despertar do pior lado de um ser humano, em uma história que mistura ganância, crime, sexo e mentiras. Os demais títulos da autora serão relançados até 2011 pela Rocco.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Leitura - Acqua Toffana

Comprei vários livros de Patricia Melo. Herdeira de Rubens Fonseca , bebe na mesma fonte  . Literatura policial muito boa

Resenha:
Acqua Toffana' é um veneno da Renascença, devastador e que ceifou muitas vidas uma gota por semana deste líquido transparente, sem sabor e sem cheiro faz a pessoa morrer em dois anos.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Leitura- O Pai da menina morta


A Literatura baseada nas suas próprias experiencias pessoais sempre foi um ponto de partida  utilizado por  escritores . Mas como comparar a escrita de Proust com Balzac? Qual foi o melhor o mais criativo ?
Outra questão seria o escritor de apenas 1 livro . Vários escritores endeusados pelo livro inicial nunca mais produziram. Fico com pé atras com o 1o livro . Este livro eh bom . Mas vamos esperar os próximos .

Resenha:
Estreia de uma das mais novas e marcantes vozes da literatura brasileira, este é um romance comovente e aterrador.
O que acontece quando uma menina de oito anos, inteligente e amorosa, morre subitamente? O romance de Tiago Ferro tenta compreender os ecos dessa devastação na família e círculo de amigos dos pais. Gestado a partir de uma tragédia experimentada pelo autor em 2016, o livro não se restringe ao inventário doloroso dessa perda indizível, mas amplia o campo da escrita do luto a partir do manejo consciente e irônico de temas como autoimagem, sexualidade, humor, confissão, memória e fabulação. Um livro comovente e aterrador.

sábado, 4 de maio de 2019

Leitura - As Luas de Jupiter


Alice Munro me lembrou demais Amoz Oz . Seu livro Cidadezinhas tem a mesma meiguice  ternura em retratar pessoas simples , vivendo vidas simples e enfatizando a importância de nossa vida cotidiana e de suas pequenas ocorrências as vezes trágicas , as vezes cômicas e as vezes muito comuns a todos . Escritora de alto nível 

Resenha:
Autora canadense que se dedica exclusivamente aos contos retrata, nesta obra, histórias de mulheres aparentemente frágeis mas que revelam personalidades surpreendentes e corajosas.

Considerada uma das escritoras contemporâneas mais importantes em língua inglesa, Alice Munro, vencedora do Nobel de Literatura (2013), lança As luas de Júpiter, pela Biblioteca Azul. A quarta coletânea de contos de Munro traz na obra histórias sobre o conteúdo e as oscilações dos sentimentos femininos, como o passado pobre que envergonha a esposa diante do marido; o homem casado que, diante de uma fatalidade, resolve assumir uma nova vida com a amante e o marido que não se sente mais atraído pelo corpo envelhecido da mulher. 

Paixões desesperadamente concebidas, afeições traídas, casamentos estabelecidos e desfeitos: as alegrias, os medos, os amores e os despertares femininos estão no livro em doze contos que trazem à tona a dor excepcional das relações humanas. 

Primeira autora de contos da história a ganhar o Nobel, Alice já tem publicadas, pela Biblioteca Azul, as obras A vista de Castle Rock, Fugitiva, Falsos segredos, Amiga de Juventude, O progresso do amor e Ódio, amizade, namoro, amor, casamento. 

Embora aparentemente frágeis, as mulheres de Alice em As luas de Júpiter revelam personalidades surpreendentes e corajosas e enfrentam com lucidez a vida, suas alegrias e seus pesares, suas lutas e decepções. São criaturas de uma autora que nunca cega seu olhar para o que pulsa e vive.


Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...