sábado, 28 de março de 2020

Leitura- Gurya

Este eh o 2  o livro que leio de Benjamim.O livro eh fraco e possivelmente feito na  forma de cronica diária publicada  em jornais do Rio na década de 30 . Escrito para provocar imagens nas mentes de leitoras e leitores ávidos por romances tórridos

Resenha:
Romance de Benjamim Costallat sobre a vida de uma prostitua coquete dos anos 30 .

Leitura- A Grande Aventura de João Taylor

Bom este livro de Théo Filho que li a partir do livro do Rui Castro sobre o Rio nos anos 20 . eh o 2o livro dele que leio. Ilustra bem a vida do inglês naturalizado brasileiro ,a característica eh a linguagem da época e a abordagem romântica e pueril das relações

Resenha:
Théo Filho conta biografia romanceada de John Taylor oficial inglês que ajudou na luta pela Independência junto a D Pedro I e posteriormente foi incorporado a a Marinha tendo participado na eclosão das varias revoltas que estouraram pelo Brasil e nas lutas junto aos países do Hemisfério. Chegou a vice Almirante o 2 o cargo mais importante da Marinha , casou , teve 3 filhos e morreu provavelmente de cólera aos 55 anos quando da epidemia no Rio de Janeiro .Morava na Rua que leva seu nome

terça-feira, 24 de março de 2020

Leitura- A Marcha da Morte


Este livro foi recomendado pois eh um depoimento acerca do sofrimento dos judeus da Bessarábia quando da invasão nazista . Conta com riqueza de detalhes as atrocidades cometidas por alemães e romenos contra milhares de judeus . Inimaginável saber que o ser humano eh capaz de tanta baixeza e sordidez. Não ha preço que pague o que fizeram. O ser humano eh capaz de tudo .Ate de atos que menosprezam a raça humana


Resenha: Michael Stivelman é um homem realizado. Em todos os sentidos: no plano pessoal e profissional, mas sobretudo, no plano humano. A certa altura da vida, olhando a estrada percorrida, ele se sentiu obrigado a dar o testemunho do que viveu e presenciou. Um testemunho pungente, comum a toda uma geração de judeus da Europa oriental que enfrentou o dramático desafio do holocausto.
Era jovem então. Teria direito a todas as ilusões da mocidade — como qualquer jovem de qualquer época. O horror da guerra interrompeu sonhos e esperanças. Dizer que sua terra natal —a Romênia — foi um campo de batalha não é metáfora. Foi uma cruel realidade, mais estúpida do que a a própria guerra, marcada pela violência de russos e alemães, que alternadamente espalharam o terror nas cidades e nos campos, dizimando famílias inteiras.
Neste livro, Stivelman nos dá conta dessa brutalidade. Discriminados duplamente, por serem judeus e romenos, os Stivelman viveram êxodo particular através das planícies geladas, sofrendo toda a espécie de injustiças e privações. Andando de um lado para o outro, ora sob o tacão das botas nazistas, ora sob a mira das armas dos fascistas romenos, eles não podiam compreender o que estava se passando com eles mesmos e com seus irmãos de origem e destino.
Um dia, o pai foi chamado pelos responsáveis daquela marcha absurda. Aparentemente para fazer algum serviço pesado. Nunca mais retornou. Traído por Alex, seu maior amigo de sua infância, Michael assumiu a responsabilidade de proteger a mãe, alquebrada pela doença e pelo desespero.
Temos, assim, uma história cheia de lances comovedores, em que a bestialidade da guerra não conseguiu apagar a solidariedade que aquece e vivifica o coração do homem.
(...) Ao mesmo tempo em que conta a saga que viveu ao lado de sua mãe doente, Stivelman insere valiosas pontuações históricas e geográficas para dar aos leitores o background da região e da época que serviram de cenário ao drama.

domingo, 22 de março de 2020

Leitura- A realidade Oculta

Este livro explica a base cientifica e as teorias de universos paralelos que hoje sao estudados pela fisica . Um livro instigante como se observa pela  analise da tabela ao lado  com as teorias elencadas. Tem muito de especulação ainda porem a maioria se apoia em estudo matematicos porem ainda sem possibilidade de comprovação cientifica em muitos casos. Mas vale a leitura



Resenha :
Meio século atrás, os cientistas encaravam com ironia a possibilidade de existirem outros universos além deste que habitamos. Tal hipótese não passava de um delírio digno de Alice no País das Maravilhas — e que, de todo modo, jamais poderia ser comprovada experimentalmente. Os desafios propostos pela Teoria da Relatividade e pela física quântica para o entendimento de nosso próprio universo já eram suficientemente complexos para ocupar gerações e gerações de pesquisadores. Entretanto, diversos estudos independentes entre si, conduzidos por cientistas respeitados em suas áreas de atuação — teoria das cordas, eletrodinâmica quântica, teoria da informação —, começaram a convergir para o mesmo ponto: a existência de universos paralelos — o multiverso — não só é provável como passou a ser a explicação mais plausível para diversos enigmas cosmológicos.
Em A realidade oculta, Brian Greene — um dos maiores especialistas mundiais em cosmologia e física de partículas — expõe o fantástico desenvolvimento da física do multiverso ao longo das últimas décadas. O autor de O universo elegante passa em revista as diferentes teorias sobre os universos paralelos a partir dos fundamentos da relatividade e da mecânica quântica. Por meio de uma linguagem acessível e valendo-se de numerosas figuras explicativas, Greene orienta o leitor pelos labirintos da realidade mais profunda da matéria e do pensamento.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Leitura- Escravidao


Ja havia lido 3 livros de Laurentino e este eh o 4o sobre a escravidao. Boa obra baseada em documentos com bastante dados concretos sobre o assunto. Eh o 1o livro de uma serie de 3 . Vale a leitura

Resenha: Maior território escravista do hemisfério ocidental, o Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 — quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba.

Nenhum outro assunto é tão importante e tão definidor da nossa identidade nacional quanto a escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente. Em um texto emocionante e rigorosamente documentado, Laurentino Gomes lança o primeiro volume de sua nova trilogia, resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes.

domingo, 1 de março de 2020

Leitura-Os Diarios de Amora


Esta Graphic Novel francesa eh para crianças e muito bem escrita e desenhada num estilo que lembra os impressionistas

Resenha: Amora sonha em ser escritora, e seu assunto favorito são as pessoas, principalmente os adultos – ela adora observá-los para tentar adivinhar seus segredos, como Michel... Todos os domingos ela observa o homem se embrenhar na floresta, desaparecendo por todo o dia. O que ele faz durante todo esse tempo? E por que parece tão triste quando retorna? Acompanhe Amora até o coração da floresta em sua primeira investigação.

Esta graphic novel do autor de Neuromancer eh muito boa . Recomendo 

Resenha:
Esta é a primeira investida direta de Gibson no mundo dos quadrinhos, e ele conseguiu transpor perfeitamente sua inquestionável habilidade como contador de histórias para esse novo formato/estilo, criando o que considero agora (após ler essa história pela terceira vez) como leitura OBRIGATÓRIA para qualquer fã de ficção científica.
Os líderes políticos destruíram o mundo. Agora, eles querem uma nova realidade para corromper. Para isso, vão se aproveitar de todo o potencial da última esperança da humanidade: Splitter, uma máquina colossal que permitirá que eles viajem até o passado para garantir o poder no futuro.

Com seu sarcasmo característico e sombrio e pragmatismo militarista, Gibson nos guia através dos arredores tóxicos do presente até uma Berlim de 1945 devastada pela guerra, onde a oficial da RAF, Naomi Givens, vai enfrentar soldados de um futuro cruel e inconcebível, enquanto o destino das épocas está em jogo.

Indicada ao Prêmio Eisner 2017 na categoria Melhor Série Limitada, essa é a primeira graphic novel do astro da ficção científica William Gibson

Leitura- Nostalgias Canibais - Odorico Leal

Gostei da criatividade dos contos. me pareceu um tanto o quanto pretencioso na escrita . Mas os contos são bons e merecem uma nova fornada R...