sábado, 29 de maio de 2010

Leituras -Cronicas de Bustos Domecq



Borges e Casares são dois gozadores natos na "pele" de Bustos .

Este alter ego os liberta para fazer suas criticas a críticos literários e aos argentinos de modo geral .Um livro engraçado , as vezes fantástico mas escrito de forma primorosa.


Resenha

"Crônicas de Bustos Domecq / Novos contos de Bustos Domecq", da dupla Borges e Casares, em tradução atenta de Maria Paula Gurgel Ribeiro e com um prefácio iluminador de Davi Arrigucci Jr., irá necessariamente surpreender os seus leitores. E os motivos são vários. As crônicas de Bustos Domecq são peças satíricas cujo alvo é a intelligentsia argentina da época, de acadêmicos a políticos, passando por artistas das mais variadas linguagens, além de alguns personagens internacionais do mesmo tipo. Se lidas por um argentino apresentam um sabor peculiar, pela possibilidade de reconhecimento dos personagens originais, sua leitura fora dos contextos temporal e local adquire um sabor mais plenamente literário, pois tais personagens se transformam em tipos de certo modo universais e atemporais, como o literato afetado, o acadêmico palavroso, o político pomposo, o artista narcísico etc., sem falar de várias questões, comportamentos e crenças modernas e/ou modernistas, que com alguma variação estiveram também em voga no Brasil, e são igualmente satirizados, às vezes de forma feroz, e sempre com um humor tão inteligente quanto cortante.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...