terça-feira, 26 de outubro de 2021

Leitura - Narrativa da vida de Frederick Douglass

 

Este já é o 3o ou 4o livro sobre auto- narrativas de escravos que leio. Muito bom livro descrevendo toda dureza de uma vida sob escravidão . Difícil entender , como o próprio autor diz como uma pessoa consegue conciliar a prática de religiosa e ter escravos. Esta é uma das facetas hipócritas do ser humano que concebe : religião e nazismo , religião e ditadura , religião e inquisição , religião e guerras  é desta forma que segue a humanidade com a maldade na alma: pratica crimes e recebe absolvição de padres e pastores .

Resenha: 

Um texto clássico sobre escravidão e liberdade nos Estados Unidos, esta autobiografia mostra a força de um dos principais abolicionistas do país.
Publicada pela primeira vez em 1845, Narrativa da vida de Frederick Douglass detalha de forma poderosa a vida do abolicionista norte-americano desde seu nascimento na escravidão, em 1818, até a fuga para o norte em 1838, passando por toda brutalidade que sofreu, mas também por seu caminho de aprendizado e letramento. Reconhecido como um dos maiores defensores do fim da escravidão no século XIX, Douglass repetidas vezes arriscou a própria liberdade para se manifestar contra o regime da época.
Além do texto autobiográfico, esta edição contém o famoso discurso do autor sobre o Dia da Independência dos Estados Unidos, “O que é o Quatro de Julho para o escravo?”, um artigo publicado após um episódio de racismo no norte do país, “Preconceito de cor”, e um breve ensaio sobre a história do racismo, “A linha de cor”.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...