segunda-feira, 6 de junho de 2022

Leitura- Sobrevidas - Abdulrazak Gurnah


 

Excelente livro. No estilo de romances históricos tipo o Tempo e o Vento mostra a história da Tanzânia misturada com as vida de pessoas simples recortada pela forte cultura islâmica. Recomendo 



Do vencedor do prêmio Nobel de literatura, um romance arrebatador que tem como pano de fundo os efeitos brutais do colonialismo na África Oriental.

Deutsch-Ostafrika, início do século XX. Os colonizadores avançam violentamente pela África, dizimando povos e impondo regras e costumes. No litoral do oceano Índico, Khalifa e Asha estão tentando ter o primeiro filho e logo conhecem Ilyas, que chega à cidade para trabalhar. Ainda menino, ele fora raptado por um askari das tropas coloniais e anos depois descobre que os pais morreram e que sua irmã, Afiya, está vivendo em condições deploráveis. Já Hamza chega em busca de emprego e segurança e lá acaba se apaixonando por Afiya. Num período de lembranças traumáticas, ele integrara a Schutztruppe, lutando contra o próprio povo ao lado dos colonizadores.

Neste romance magistral, Abdulrazak Gurnah joga luz sobre as consequências devastadoras da opressão e do colonialismo sobre todo um continente. Enquanto os personagens vivem, trabalham e se apaixonam, pairam sobre eles o fantasma da guerra e a possibilidade de que novos combates arrasem a vida de todos mais uma vez.

“Um relato compassivo do que há de incomum nas vidas comuns, Sobrevidas combina uma narrativa apaixonante com uma prosa cuja rara precisão emocional confirma o lugar de Gurnah entre os mais destacados estilistas da literatura inglesa contemporânea.” — Evening Standard"

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...