domingo, 7 de junho de 2020

Leitura- Neuromancer



Já li centenas de livros de ficção cientifica.Muitos da antiga coleção Argonauta de origem portuguesa , inclusive alguns dos melhores publicados no mundo . Este de Willian Gibson figura com certeza entre os 50 melhores . Um outro que li recentemente as Cidades e as Cidades de China Mieville . Neuromancer eh de uma criatividade brutal. e mesmo algumas expressões de TI da década de 80 não atrapalham o brilhantismo. Um novo mundo se abre. Como sempre a ficção cientifica antecipa- ou dita - por assim dizer o futuro.
Resenha: Considerada a obra precursora do movimento cyberpunk e um clássico da ficção científica moderna, Neuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da matrix. Como punição por tentar enganar os patrões, seu sistema nervoso foi contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Agora, ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, cometendo pequenos crimes para sobreviver, e acaba se envolvendo em uma jornada que mudará para sempre o mundo e a percepção da realidade.

Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o romance de estreia de William Gibson. Esta obra distópica, publicada em 1984, antevê, de modo muito preciso, vários aspectos fundamentais da sociedade atual e de sua relação com a tecnologia. Foi o primeiro livro a ganhar a chamada “tríplice coroa da ficção científica”: os prestigiados prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...