domingo, 21 de junho de 2020

Leitura- Pedrinhas miudinhas







Luiz Antonio Simas fala a linguagem de quem viveu nas ruas , nas tradições e culturas populares. Resgata experiencias vividas por nos mesmos em muitos momentos de nossas vidas e que por algum motivo acabaram em 2o lugar como referencias de cultura. Somos este povo sincrético. misturado e louco e nos formamos com caldinhos de todas as culturas que aqui chegaram , queiramos ou não.
 Resenha: Em seu novo livro, Luiz Antonio Simas recolhe as pedrinhas miudinhas brasileiras em 41 ensaios. Do samba ao forró, de Noel a Jackson do Pandeiro, entre caboclos e políticos, o historiador lembra de onde viemos e dá boas ideias para onde irmos. De preferência para bem longe dos descolados e da mania modernizadora de “profanar o sagrado e tornar provisório o que já transcendeu a esse próprio tempo”. O fio condutor dos diversos temas não podia ser outro: as raízes da cultura sacro-africana, mais do que herança, “fonte inesgotável de saber e encantamento”, como destaca Nei Lopes em seu prefácio.

Nenhum comentário:

Leitura- Mil e uma noites -Traduzido do árabe - Mamede Mustafá Jarouche

  Um dos melhores livros já feitos pelo homem. Todos deveriam ler  Resenha : Imaginemos um jogo entre pessoas cultas, em que cada participan...